O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Beja , no âmbito das suas competências de prevenção e combate permanente à prática de ilícitos criminais e contraordenacionais, no período entre 09 e 15 de agosto de 2023, nas suas áreas de jurisdição, destaca a detenção de um homem de 19 anos, com nacionalidade portuguesa, “por atropelamento com fuga, tendo sido intercetado pela PSP em flagrante”, explica a polícia.
O detido” não era titular de habilitação legal que lhe permitisse conduzir viaturas, recusou efetuar testes de detecção de álcool e estupefacientes, bem como foi encontrado na sua viatura 1,61 gramas de haxixe”, detalha a PSP.
A polícia adianta que, “após a sua libertação, e quando havia abandonado as instalações policiais o indivíduo regressou à Esquadra de Beja, onde injuriou
e agrediu um polícia dando origem a nova detenção”.
As autoridades detiveram ainda um homem de 39 anos, com nacionalidade portuguesa, “pelo crime de desobediência uma vez que se recusou a realizar o teste ao álcool”.
A PSP de Beja diz ainda que, no dia 14 de agosto, “foi realizada uma operação conjunta entre a PSP e a GNR tendo como tema a Prevenção / Sensibilização / Esclarecimentos sobre o RJAM – Regime Jurídico das Armas e suas Munições que consistiu na sensibilização e informação aos cidadãos com particular incidência na comunidade migrante, sobre os pressupostos legais necessários à regularização das armas em Portugal e ainda prestar esclarecimentos sobre estas matérias”.
Esta ação de sensibilização realizou-se na EN 260 – fronteira Portugal/Espanha e contou com a presença de 3 polícias.
Esta PSP procedeu à fiscalização de 61 viaturas, em que foram submetidos 11
condutores ao teste de álcool, tendo sido levantado um Auto de Notícia por Contraordenação a um homem, o qual acusou uma TAS de 2,38 g/l.
Foram entregues 17 armas perdidas a favor do Estado.




