O PSD de Ourique, em comunicado emitido à Imprensa, vem a público “lamentar a triste notícia do encerramento do lar de Garvão, impactando diretamente de forma muito negativa e prejudicial a nossa comunidade, muito concretamente no que respeita aos seus utentes e funcionários”.
Na mesma nota, pode ler-se que, “na última reunião de Câmara que se realizou no dia 28 de Julho, os vereadores eleitos pelo PSD, de forma muito clara, deram conhecimento ao executivo que esta unidade estava a atravessar graves problemas de gerência e que muito provavelmente estava por dias um possível encerramento”.
“Ao que consta, as queixas prendiam-se com falhas na alimentação e nos cuidados prestados aos utentes após a saída de vários funcionários em conflito com a direção”, sublinha o PSD de Ourique.
Os Social-democratas afirmam ainda que “o Presidente da autarquia, Marcelo Guerreiro, sobre este tema, disse saber “o mesmo que o senhor sabe”; afirmando que “não há queixas nos serviços de ação social”, e que “a empresa é privada, não nos compete responsabilidades”. De forma redundante, o Sr. Presidente voltou a ser interpelado, dizendo a oposição que este não era um mero caso e que estávamos perante uma situação muito grave, grave demais para a autarquia ter um conhecimento muito ténue daquilo que estava a acontecer” pode ainda ler-se.
O PSD local lembra que, “é verdade que o lar foi um investimento privado, mas também é verdade que este executivo acompanhou de perto a venda do imóvel pela Associação Futuro de Garvão e respetiva passagem de testemunho. Mostrou sempre que pôde, de forma pública, a proximidade à administração da empresa FSC, de forma a dali retirar dividendos políticos, já que se tratava de um investimento no Concelho e associado a ele a criação de mais postos de trabalho (dá sempre jeito associarmo-nos a coisas positivas)”.
“Aparentemente de forma premeditada, a pouco mais de um mês das eleições autárquicas, o Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Ourique, órgão fiscalizador da autarquia e atual deputado da República, na sua página pessoal numa rede social, publicou, com pompa e circunstância, dando conta da criação de mais 10/15 postos de trabalho que a FCS vinha trazer” escreve ainda o partido laranja.
“Com o maior gáudio”, acrescenta o PSD, “anunciou também que o proprietário da Unidade, Dr. Miguel Cardoso, lhe tinha dado conhecimento da ampliação desta unidade, mais 10 quartos e novas valências. Rematando com um: Obrigado. Ourique no bom caminho” escreve ainda a secção de Ourique do Partido Social Democrata.
O PSD acrescenta que, “tudo isto num franco aproveitamento político, dada a proximidade do ato eleitoral de 2021”.
O PSD acusa o Município de “ter falhado” por “relativizar e mostrar pouco conhecimento da situação, e com isso ter perdido a oportunidade para mitigar ou ser parceiro numa solução que impedisse aquilo que veio a acontecer, pessoas para o desemprego, utentes transportados para outras unidades em Concelhos limítrofes e portas encerradas pela Segurança Social”.


















