O Núcleo de Enfermagem de Reabilitação (NER) da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo iniciou funções a 15 de fevereiro, mas o trabalho desenvolvido até esta data conta com muitas semanas de preparação e de organização.
“Trata-se de um grupo de cariz consultivo, com atividade autónoma na área da Enfermagem de Reabilitação”, explica a ULSBA.
O Núcleo “propõe-se contribuir para a melhoria de práticas de cuidados aos utentes da ULSBA e desenvolver programas de intervenção, nas mais variadas áreas de abrangência da Enfermagem de Reabilitação, programas esses, baseados nos problemas reais e potenciais das pessoas” refere ainda a mesma fonte.
De acordo com o Coordenador do NER, Enf. Jorge Farinho, existe a convicção de que “podemos contribuir para maximizar os cuidados prestados aos utentes e, com isso, o seu potencial funcional e independência, atuando na promoção da sua saúde, na prevenção de complicações secundárias, no tratamento e na reabilitação“.
Entre as muitas competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação, “está o cuidar de pessoas com necessidades especiais, ao longo do ciclo de vida, em todos os contextos da prática de cuidados” detalha a ULSBA.
Focado no desenvolvimento desta competência, “o grupo pretende desenvolver a sua atividade em proximidade constante com os serviços clínicos da ULSBA (ao nível dos cuidados de saúde primários, hospitalares, continuados e paliativos)”.