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Sábado, Setembro 27, 2025

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Taxa de abandono escolar com “mínimo histórico” revela o Ministério da Educação

A taxa de abandono precoce da educação e formação voltou a baixar, atingindo 5,1% (4,5% no continente), de acordo com os dados do 1º Trimestre de 2022 disponibilizados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) referentes ao Inquérito ao Emprego, anuncia o Ministério da Educação em comunicado enviado à Rádio Castrense.

Este, que é um dos indicadores mais marcantes do sucesso do sistema
educativo, volta a descer pelo 6.º ano consecutivo, continuando um trajeto de sucesso do país na área da educação” sublinha o ministério.

“De lembrar que o abandono precoce atingia, em 2016, 14% dos jovens
portugueses, tendo descido, em 2021, para 5,9%, continuando assim, e a
exemplo do que aconteceu pela primeira vez em 2020, abaixo da média
europeia (9,7%), ficando no grupo de países com melhores resultados neste
indicador e com valores claramente abaixo dos registados, por exemplo, na
Espanha, na Alemanha, na Noruega, na Itália, na França, na Dinamarca ou na Bélgica” detalha a mesma fonte.

Diz o comunicado que, “os dados agora conhecidos reforçam, de novo, a tendência descendente observada em Portugal, por contraponto a um cenário de quase estagnação na Europa”.

A nível europeu, a taxa de abandono escolar é considerada o principal indicador do desempenho dos sistemas educativos, uma vez que permite identificar a percentagem de jovens que não concluiu o ensino secundário e não se encontra a frequentar qualquer modalidade de educação e formação, enfrentando assim uma maior dificuldade no acesso ao mercado de trabalho.

O novo quadro de políticas públicas, que tem vindo a ser estabelecido pelo
Governo, assente na autonomia e na flexibilidade curriculares e na educação
inclusiva, bem como o aumento da escolaridade obrigatória e a diversificação
de percursos formativos, foram decisivos para que as escolas pudessem
aprofundar este trabalho.

Instrumentos como o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, a
melhoria dos processos de avaliação e aferição das aprendizagens, a redução
do número de alunos por turma, o Apoio Tutorial Específico, entre outros, foram e são essenciais para este caminho.

“O país está de parabéns sempre que a taxa de abandono escolar precoce
diminui. Não só porque é um reflexo do bom trabalho das nossas escolas e dos seus profissionais, mas também porque é o fruto de uma sociedade que não se conforma com a ideia de que apenas alguns têm direito à educação, assumindo que o combate às desigualdades é uma missão coletiva”, conclui o Ministro da Educação, João Costa.

O abandono escolar precoce é monitorizado pelas autoridades estatísticas
nacionais, mediante uma metodologia estabelecida pelo Eurostat para todo o
continente.

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