A cidade de Beja volta a receber, entre os dias 28 e 30 de agosto de 2026, mais uma edição das “Palavras Andarilhas – Festa da Palavra Contada”, iniciativa promovida pela Câmara Municipal, através da Biblioteca Municipal.
Na sua 18ª edição, o evento terá como palco o Jardim Público (Gago Coutinho e Sacadura Cabral), reafirmando-se como um dos mais importantes encontros dedicados à tradição oral e à arte de contar histórias.
Criadas em 1999 e com periodicidade bienal desde 2002, as “Palavras Andarilhas” têm vindo a celebrar o papel dos contadores na preservação da memória cultural, reunindo em Beja participantes de várias partes do mundo. Este ano, o tema central será “o conto tradicional: memória e tradição”, destacando a importância da oralidade na transmissão de saberes e identidades.
Durante três dias, o público poderá assistir a um vasto conjunto de atividades, que incluem noites de contos, sessões ao pôr-do-sol, momentos de narração contínua, tertúlias dedicadas à reflexão sobre a tradição oral e iniciativas dirigidas a famílias.
O programa integra ainda oficinas de capacitação para mediadores de leitura, centradas na arte de contar e escrever histórias, bem como a Feira dos Livreiros e o Mercadinho Andarilho, espaços dedicados à promoção do livro e à descoberta de objetos ligados ao imaginário da narrativa.
A edição de 2026 assinala a “maioridade” do evento, sendo marcada pela gratuitidade da inscrição, numa aposta em tornar a festa ainda mais acessível ao público.



















