“O tema perdas de água tem sido uma preocupação crescente das entidades gestoras de serviços de águas, pelos seus impactos financeiros e ambientais, mas também pela necessidade de mitigar os efeitos sentidos nos territórios causados pelas alterações climáticas, com enfoque especial na escassez de água” sublinha a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja.
De acordo com a mesma fonte, “a EMAS de Beja não é exceção e neste sentido tem vindo a trilhar o seu caminho de eficiência, através do investimento da reabilitação da rede, aposta em recursos tecnológicos, na capacitação e confiança nos seus recursos humanos e na transversalidade organizacional desta prioridade “a redução de perdas de água”, nas suas diferentes vertentes. Resultante de uma estratégia bem definida, em linha com os objetivos do setor da água nacional, a EMAS alcançou os melhores resultados operacionais de sempre, com destaque para o indicador de ANF – Água não faturada, que superou largamente o objetivo estabelecido para 2020.Assim, o ano de 2020 ficará marcado para a história da EMAS de Beja, pelo excelente resultado obtido de 19,8% no que concerne aos valores de ANF, cumprindo as recomendações do PENSAAR 2020 – Plano Estratégico de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais, garantindo o melhor desempenho no indicador da ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos) em termos da eficiência de distribuição.Um indicador que posiciona a EMAS de Beja como uma referência nacional enquanto entidade gestora, quando comparada com a média nacional que se aproxima dos 30% e a média da região e do distrito de Beja, ambas a ultrapassar os 40%.A experiência adquirida, num contexto de cooperação para a sustentabilidade e de partilha de conhecimentos com outras entidades, distinguirá sempre a missão da EMAS de Beja no seu papel de combate e na sensibilização ao desperdício de um bem tão precioso como a água”.