O concelho de Odemira prepara-se para viver uma das noites mais marcantes do ano com um programa diversificado que celebra a Revolução dos Cravos, integrado no Festival da Justiça e Liberdade, combinando cultura, participação comunitária e animação até de madrugada.
As iniciativas têm início logo hoje durante a tarde de 24 de abril, a partir das 15h00, com a oficina de movimento “O Som das Emoções”, orientada pela bailarina Andreia Coelho, na Praça Sousa Prado. À mesma hora, arranca também o podcast ao vivo “Dia de Reflexão”, no Palco Quintal da Música.
A programação inclui ainda emissões especiais da Antena 3, com transmissão em direto entre as 13h00 e as 19h00 a partir da Rua Sousa Prado, levando o ambiente festivo a todo o país.
Durante a tarde e noite, o centro da vila transforma-se num espaço de encontro e dinamização cultural. Destaque para a iniciativa “Revolução à Letra: Feira do Livro”, no Palco Igualdade, a mostra de produtos locais, animação infantil e atividades lúdicas na Praça Sousa Prado, bem como o projeto “Abril na Rua”, que levará teatro e intervenção artística ao espaço público.
A música assume papel central ao longo do dia, com concertos de vários artistas e projetos, incluindo Zairo – Rapentejo, Rita Sales e RDF, e animação musical com o duo Causa Própria. Um dos momentos mais aguardados da noite será o espetáculo de Samuel Úria, às 22h00, no Palco Revolução.
A celebração atinge o seu ponto alto à meia-noite com a cerimónia do Hastear da Bandeira, na Praça da República, acompanhada pela Banda Filarmónica de Odemira e grupos corais, seguida de um espetáculo piromusical.
Já na madrugada de 25 de abril, a programação continua com o concerto da cabeça de cartaz, A Garota Não, às 00h30 no Palco Liberdade, prolongando-se com atuações de DJs e concertos até às 04h00, em vários pontos da vila.
O Município convida toda a população e visitantes a participar nesta celebração coletiva, que homenageia Abril através da cultura, da liberdade e da participação cívica.
























