18.5 C
Castro Verde Municipality
Segunda-feira, Abril 6, 2026

Últimas Noticias

Governo lança plano nacional para proteger polinizadores até 2030

O Governo aprovou o programa “Polinizadores em Ação”, uma nova estratégia nacional que pretende travar o declínio de insetos fundamentais para a biodiversidade e para a agricultura em Portugal. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e várias entidades, alinhando-se com metas europeias de sustentabilidade ambiental.

Com um investimento de 2 milhões de euros, assegurado pelo Fundo Ambiental para o período de 2026 a 2027, o plano contempla um conjunto de 116 medidas. Entre as principais ações estão a preservação e recuperação de habitats favoráveis, o reforço da investigação científica e a promoção de campanhas de sensibilização junto da população.

Portugal conta atualmente com uma grande diversidade de polinizadores: estão identificadas 746 espécies de abelhas, 148 de borboletas diurnas, mais de 2600 espécies de borboletas noturnas e 221 espécies de sirfídeos, conhecidos como moscas-das-flores, entre outros.

Apesar desta riqueza, o declínio destes insetos continua a ser motivo de preocupação a nível global. Entre as principais ameaças estão as alterações no uso do solo, a destruição e fragmentação de habitats, a intensificação agrícola e florestal, o uso inadequado de pesticidas e fertilizantes, as alterações climáticas, a presença de espécies invasoras e a poluição.

Os polinizadores desempenham um papel crucial não só no equilíbrio dos ecossistemas, mas também na economia. Estima-se que contribuam com cerca de 2 mil milhões de euros por ano para a agricultura nacional, sublinhando a importância de medidas que garantam a sua proteção e valorização.

Latest Posts

Não perder