19.5 C
Castro Verde Municipality
Segunda-feira, Março 23, 2026

Últimas Noticias

CEBAL promove webinar internacional sobre soluções sustentáveis para água e clima

O CEBAL – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo realiza no dia 27 de março, às 11h30, uma sessão online da iniciativa “UM DIA COM”, com Yifeng Zhang, professor da Universidade Técnica da Dinamarca.

A sessão, em inglês, abordará o uso de processos eletroquímicos, fotoquímicos e biológicos para transformar poluentes em recursos, com aplicações no tratamento de água, recuperação de recursos e captura de carbono, contribuindo para a mitigação das alterações climáticas.

Serão apresentados avanços como materiais catalíticos avançados e sistemas bio-híbridos que combinam reações eletroquímicas com metabolismo microbiano, permitindo maior eficiência no tratamento de águas residuais, monitorização ambiental e conversão de carbono, com potencial também na produção de biocombustíveis.

Yifeng Zhang é uma referência internacional na área, com mais de 200 artigos publicados, mais de 10 mil citações e índice H de 59, distinguido com a Carlsberg Foundation Distinguished Fellowship e menções honrosas do Prémio James J. Morgan da American Chemical Society.

A participação é gratuita, mediante inscrição prévia, com acesso enviado por email.

A iniciativa integra o projeto BIOALENTEC, resultado da colaboração entre a Universidade Técnica da Dinamarca e o CEBAL – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo, financiado pelo Alentejo 2030 (FEDER), para promover uma bioeconomia sustentável, circular e resiliente no Alentejo.

Latest Posts

Não perder