10 C
Castro Verde Municipality
Terça-feira, Fevereiro 17, 2026

Últimas Noticias

Almodôvar celebra o Carnaval com desfile dedicado à diversidade cultural

Almodôvar volta a assinalar o Dia de Carnaval, esta terça-feira, 17 de fevereiro, com a realização daquele que é considerado o maior desfile carnavalesco da região. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Almodôvar, tem início marcado para as 15h00, na Praça da República.

A edição de 2026 decorre sob o tema “Encontro de Culturas: Identidades do Mundo”, desafiando participantes individuais, associações e grupos organizados a representar, de forma criativa, diferentes países, tradições e expressões culturais, numa celebração que pretende criar um diálogo artístico entre várias identidades geográficas e promover simbolicamente a união de costumes, estéticas e culturas.

Em declarações à Rádio Castrense, o presidente da autarquia, José Tadeu de Freitas, afirmou que se espera “muita festa” e “um envolvimento muito grande das associações locais”.

O percurso do desfile começa na Praça da República, seguindo pela Rua Dr. João de Brito Camacho, Rua José Caetano da Ponte, Rua Senhora da Graça, Rua do Mercado, Rua Dr. António Cândido Colaço e Rua da Malpica, terminando novamente no ponto de partida. A concentração dos participantes decorre entre as 13h30 e as 14h30, no parque de estacionamento em frente à Biblioteca Municipal (INOVAPARQUE), sendo que os participantes individuais e grupos a pé serão encaminhados para a Rua da Malpica, enquanto os carros alegóricos sairão pela Travessa do Hospital, conforme as indicações da organização.

O júri, composto por cinco elementos designados pelo município, irá avaliar critérios como originalidade, qualidade artística, utilização de materiais reciclados, caracterização e apresentação geral. No que diz respeito aos incentivos, estão previstos prémios de participação de 225 euros por cada conjunto de dez elementos para grupos a pé devidamente caracterizados e de 300 euros para grupos com carros alegóricos que cumpram os requisitos, havendo ainda prémios de classificação que podem atingir 300 euros para carros alegóricos e 250 euros para grupos a pé, além de distinções destinadas a escolas, trabalhos com recurso a materiais reciclados e prémios individuais do primeiro ao quinto lugar.

A organização relembra que a segurança e fiscalização do evento estarão a cargo das equipas municipais, podendo o incumprimento das normas levar à exclusão imediata do desfile e à perda de eventuais prémios, sendo as decisões relativas à classificação da exclusiva competência do júri.

Após o desfile, a festa continua com um concerto do grupo Samba di Rua, também na Praça da República, com entrada livre.

Latest Posts

Não perder