O município de Almodôvar passou a contar com um novo Centro de Coordenação Operacional Municipal (CCOM), estrutura que garante a articulação entre as entidades de proteção e socorro a nível local. O CCOM é responsável pela gestão de meios humanos e materiais em situações de acidente grave ou catástrofe.
Coordenado pelo Coordenador Municipal de Proteção Civil, o centro integra serviços municipais, forças de segurança e corpos de bombeiros, assegurando a monitorização, avaliação e resposta concertada às diversas ocorrências, reforçando a capacidade de prevenção e intervenção no território.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Almodôvar, José Tadeu de Freitas, o Centro de Coordenação Operacional Municipal “está definido na lei há muitos anos e enquadra-se na resposta da Proteção Civil a nível municipal”.
O autarca explicou que, face à situação de exceção vivida nos últimos dias, tornou-se necessária a criação de um grupo que reúna as principais entidades com responsabilidades na Proteção Civil, nomeadamente os bombeiros, a GNR, as juntas de freguesia, bem como entidades da área da segurança social e da saúde.
“Estas entidades contribuem com o seu conhecimento e capacidade de decisão para dar resposta a situações como desalojamentos, desabamentos e outras ocorrências que exigem uma intervenção rápida e coordenada”, sublinhou.

















