8.5 C
Castro Verde Municipality
Sábado, Janeiro 31, 2026

Últimas Noticias

Beja assinala hoje o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres com marcha no centro da cidade

Beja junta-se hoje, dia 25 de novembro, às iniciativas nacionais e internacionais que assinalam o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. O movimento cívico “No Alentejo somos mais a dizer NÃO à violência contra as mulheres” promove uma marcha simbólica que pretende alertar para a persistência da violência de género e para a urgência de travar este fenómeno.

A iniciativa terá início às 18h00, na Praça da República, seguindo depois pelo Largo do Museu e Jardim do Bacalhau, até às Portas de Mértola, onde terminará. Se as condições meteorológicas forem adversas, o encerramento será transferido para o espaço exterior da Casa da Cultura.

A marcha pretende reforçar a consciência pública sobre todas as formas de violência que continuam a afetar mulheres e meninas. A violência doméstica mantém-se como o crime mais denunciado em Portugal e aquele que provoca mais vítimas mortais, tornando essencial a mobilização da comunidade e o reforço das redes de apoio.

Com esta ação, o movimento cívico procura dar voz às vítimas, sensibilizar a população e afirmar que a violência contra as mulheres é um problema de todos e que exige resposta imediata e contínua.

Lisa Ferro, em declarações á Rádio Castrense, além de explicar a importância desta marcha, relembra que o “número de queixas é manifestamente inferior ao número de casos reais, e o mesmo acontece com outras formas de violência, como nomeadamente a violação ou agressão sexual, para além de terem muito pouco denunciadas tem em conta todo o cenário que depois descredibiliza as vítimas e as revitimiza.”

Durante o percurso, a marcha será acompanhada pelo grupo Os Chocalheiros de Vila Verde de Ficalho, que contribuirá para a animação do evento. No final, o grupo coral feminino As Rosinhas, de Santa Clara do Louredo, apresentará a moda “Só me falta ser mulher”, num momento cultural de homenagem e sensibilização.

Latest Posts

Não perder