11.8 C
Castro Verde Municipality
Domingo, Novembro 16, 2025

Últimas Noticias

Beja: Coronel Piloto-Aviador Monteiro da Silva é o novo Comandante da Base Aérea n.º 11

A Base Aérea N.º 11 (BA11), em Beja, assinalou no passado dia 6 de novembro, o seu 61.º aniversário com uma solene cerimónia de rendição de Comando, que marcou a passagem de testemunho entre o Comandante cessante, Coronel Piloto-Aviador João Rosa, e o Coronel Piloto-Aviador Monteiro da Silva, o novo Comandante.

O evento foi presidido pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General João Cartaxo Alves, e contou com a presença de militares e trabalhadores civis da unidade.

No seu discurso de tomada de posse, o Coronel Monteiro da Silva enalteceu o empenho e o espírito de camaradagem de todos os elementos da BA11 e comprometeu-se a “elevar a BA11 aos mais altos padrões de excelência operacional”, conforme revelado pela Força Aérea Portuguesa (FAP) em comunicado.

O General João Cartaxo Alves agradeceu publicamente ao Coronel João Rosa pelos últimos dois anos de serviço e expressou total confiança no novo Comandante, manifestando a convicção de que os desafios futuros serão superados com base nos “atributos que tem vindo a mostrar ao longo da sua carreira militar”. O CEMFA sublinhou ainda que a BA11 está destinada a ter uma relevância crescente no dispositivo da Força Aérea, alavancada pelo “valor, a excelência do desempenho, a competência e o saber” dos seus elementos.

Pelo seu trabalho enquanto Comandante, o Coronel João Rosa foi agraciado com a Medalha de Serviços Distintos, Grau Prata, uma distinção atribuída por serviços de carácter militar, relevantes e extraordinários, ligados à vida da instituição.

O Coronel Monteiro da Silva ingressou na Academia da Força Aérea em 1996, tendo efetuado o Curso de Pilotagem na própria BA11, voando as aeronaves TB-30 Epsilon e Alpha-Jet. A sua carreira inclui passagens pela Esquadra 101 – “Roncos” e, posteriormente, pela Esquadra 301 – “Jaguares” (na BA5, em Monte Real), onde pilotou o caça F-16 e assumiu o comando da esquadra em 2017.

A cerimónia do 61.º aniversário da Unidade incluiu ainda a imposição de condecorações a militares, a entrega de Pergaminhos Comemorativos dos 25 Anos de Serviço na Força Aérea, a homenagem aos mortos e civis e a rendição dos Porta-Estandartes Nacional e da Unidade, conforme informou a FAP.

Latest Posts

Não perder