A campanha de segurança rodoviária “Viajar Sem Pressa”, focada no alerta para o excesso de velocidade como principal causa de sinistralidade, decorreu entre 14 e 20 de outubro de 2025 e resultou na fiscalização de um total de 5.603.754 veículos, quer por meios automáticos, quer presencialmente. A iniciativa foi promovida conjuntamente pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia de Segurança Pública (PSP), contando ainda com a participação dos serviços das administrações regionais dos Açores e da Madeira.
Durante o período da campanha, foram registadas 23.724 infrações rodoviárias, das quais 14.829 estavam relacionadas com excesso de velocidade. Estas infrações foram detetadas sobretudo no Continente (14.820), sendo 4.150 detetadas pela GNR e 1.523 pela PSP. A fiscalização automática por radar controlou 5.553.881 veículos, sendo a vasta maioria (5.131.257) através do SINCRO, o Sistema Nacional de Controlo de Velocidade da ANSR.
No que respeita à sinistralidade, a campanha registou 2.788 acidentes, resultando em 6 vítimas mortais, 50 feridos graves e 944 feridos leves. Comparativamente ao mesmo período de 2024, verificaram-se mais 3 acidentes, menos 1 vítima mortal e menos 6 feridos graves. As vítimas mortais, cinco do sexo masculino e uma do sexo feminino, tinham idades entre os 19 e os 75 anos. Os acidentes fatais ocorreram nos distritos de Lisboa (2), Faro (1), Leiria (1), Portalegre (1) e Porto (1), e envolveram colisões, despistes e um atropelamento.
Inserida no Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2025, a iniciativa incluiu, além da fiscalização, cinco ações de sensibilização presenciais no Continente, realizadas em Lisboa, Faro e Santarém, e idênticas ações nas Regiões Autónomas, onde foram sensibilizados 461 condutores e passageiros. Foram transmitidas mensagens chave como a relação direta entre a velocidade e o aumento do risco de acidentes mortais e o reduzido ganho de tempo obtido ao acelerar. Esta foi a décima das onze campanhas anuais previstas no PNF de 2025, que visa a adoção de comportamentos mais seguros na estrada.
















