29.5 C
Castro Verde Municipality
Sexta-feira, Setembro 26, 2025

Últimas Noticias

Odemira viu a população jovem aumentar 12% e Barrancos perdeu 5,5% dos habitantes

Um estudo recente da Pordata, divulgado na última sexta-feira, 12 de setembro, revela que os municípios de Odemira, Barrancos e Moura, no distrito de Beja, foram os que registaram as maiores oscilações demográficas entre 2021 e 2024. As estatísticas, publicadas a um mês das eleições autárquicas, oferecem um retrato detalhado da evolução da população portuguesa.

Em Odemira, destaca-se um aumento de 12% na população jovem, o que contraria a tendência nacional de envelhecimento. Este crescimento coloca Odemira entre os municípios com maior aumento de jovens no país. Por outro lado, Barrancos registou a maior quebra populacional do distrito, perdendo 5,5% dos seus habitantes. O município de Moura também merece destaque positivo, tendo duplicado a sua taxa de recolha seletiva de resíduos, de 12% para 25,2%, entre 2021 e 2024.

A análise da Pordata mostra um país que continua a envelhecer, com 99 municípios (32%) a perderem população ativa. No entanto, 120 municípios conseguiram aumentar o número de jovens, com Odemira a liderar ao lado de Vila de Rei. A nível nacional, Lisboa continua a ser o município mais populoso, enquanto Óbidos registou o maior crescimento populacional relativo. No extremo oposto, Barrancos apresentou a maior quebra proporcional do país.

Em termos ambientais, o estudo confirma que Odemira é o maior concelho português em área, enquanto São João da Madeira é o mais pequeno. O município de Moura destaca-se na gestão de resíduos, e o concelho de Paredes (Porto) lidera o ranking de incêndios. Os dados globais mostram que a maioria dos municípios portugueses já pratica a recolha seletiva de lixo, embora a percentagem de resíduos enviados para aterro ainda seja um desafio em muitos locais.

Latest Posts

Não perder