A Coligação Democrática Unitária (CDU), composta pelo Partido Comunista Português (PCP) e pelo Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV), anunciou Bernardo Loff como mandatário da sua candidatura no concelho de Beja para as eleições autárquicas de 2025. O anúncio foi feito pela Coordenadora da CDU no concelho de Beja, em 18 de julho de 2025.
Bernardo Mendes Loff Barreto, nascido em Sosa, Vagos, em 26 de fevereiro de 1947, traz uma vasta experiência para esta função. É licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa desde 31 de dezembro de 1973.
Loff fez parte do 1º grupo de médicos do Serviço Médico à Periferia em 1975, tendo trabalhado nos concelhos de Cuba e Vidigueira. Ingressou depois no Hospital de Beja em março de 1976, onde decorreu toda a sua carreira médica. Especializou-se em Medicina Interna em outubro de 1980, tendo adquirido competência especial em Diabetologia. Foi Diretor do Serviço de Medicina 2 e responsável pela Consulta de Diabetes da ULSBA (Hospital José Joaquim Fernandes, Beja). Aposentou-se em 2013.
Para além da sua carreira médica, Loff foi professor convidado da Escola Superior de Saúde de Beja durante 37 anos. É sócio fundador do Sindicato dos Médicos da Zona Sul. A sua experiência jornalística inclui ter sido Diretor do Jornal Alentejo Popular e da Rádio Voz da Planície.
No que diz respeito ao serviço público, Bernardo Loff presidiu à Assembleia Municipal de Beja durante 5 mandatos. É também membro suplente da Direção da Confederação Nacional do MURPI. Militante do PCP, é membro da Direção Regional de Beja do PCP e do seu Executivo, bem como membro da Comissão Concelhia de Beja do PCP.
Segundo a CDU, “Bernardo Loff assume assim a tarefa de ser mandatário da candidatura da CDU (PCP-PEV) no concelho de Beja, assumindo igualmente a tradição e a marca do projecto detrabalho, honestidade e competência, valores marcantes do projecto autárquico da CDU, assente na luta pela construção da alternativa política que o concelho e o distrito precisam.”