20.5 C
Castro Verde Municipality
Segunda-feira, Julho 14, 2025

Últimas Noticias

Congresso de Práticas Pedagógicas na Universidade de Évora reuniu 191 participantes

A Universidade de Évora sediou a 11ª edição do Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES) em 10 e 11 de julho , um evento que desde 2014 promove a inovação e reflexão crítica entre docentes e investigadores. O congresso reuniu 191 participantes e apresentou 121 comunicações no Colégio do Espírito Santo.

Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da Universidade de Évora, destacou a mudança de paradigma na docência, afirmando que há vinte anos a discussão sobre práticas pedagógicas era “quase impensável”. Ela enfatizou a necessidade de pensar coletivamente sobre os desafios atuais, como a integração da inteligência artificial. Ana Paula Canavarro, Vice-Reitora da UÉvora para a Educação e Inovação Pedagógica, ressaltou o entusiasmo da universidade em sediar o evento e a importância da inovação pedagógica para as aprendizagens dos estudantes.

Cláudia Sarrico, Secretária de Estado do Ensino Superior, alertou que cerca de 11% dos estudantes de licenciatura abandonam o sistema após o primeiro ano , sublinhando a importância de práticas pedagógicas inovadoras e da articulação entre ensino, apoio social e bem-estar para garantir a igualdade de oportunidades.

Um dos destaques do programa foi a sessão plenária “Creating strategies for student success: provocations to partnerships”, apresentada por Luke Millard, da Abertay University (Escócia). Millard abordou exemplos práticos de inovação pedagógica, como a Abertay Learning Enhancement (AbLE) Academy, que envolve os estudantes como parceiros no design curricular. Ele enfatizou a sustentabilidade dos projetos pedagógicos para além do apoio financeiro e a importância de estratégias internas de comunicação.

Évora também acolheu uma reunião do Conselho Nacional para a Inovação Pedagógica no Ensino Superior (CNIPES) antes do CNaPPES. A realização do CNaPPES 2025 na Universidade de Évora reforça o compromisso da academia com os objetivos nacionais e europeus para a educação, posicionando os docentes no centro da transformação do ensino superior. O congresso continua a ser um ponto de encontro essencial para construir um sistema de ensino mais inclusivo, inovador e centrado na aprendizagem.

Latest Posts

Não perder