O restauro completo da Igreja da Misericórdia de Entradas, no concelho de Castro Verde, “vai finalmente avançar depois da aprovação da candidatura a financiamento apresentada pela instituição no concurso de 2025 do Fundo Rainha D. Leonor”, revela a Câmara de Castro Verde em comunicado enviado à Rádio Castrense.
A candidatura, “instruída com o apoio da Câmara Municipal de Castro Verde, foi aprovada e assegura financiamento no valor de € 121.717,50, tendo o Município garantido à Santa Casa da Misericórdia de Entradas uma comparticipação do valor total não financiado por esta candidatura” explica a mesma fonte.
A cerimónia de assinatura do contrato de financiamento “decorrerá no dia 10 de julho, na sede da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que, em conjunto com a União das Misericórdias Portuguesas, promove o Fundo Rainha D. Leonor”.
Classificada como monumento de interesse público, “a Igreja da Misericórdia de Entradas apresenta relevante degradação em termos gerais” Contudo, recentemente, “foram feitos trabalhos de restauro urgente, com a remoção total das tábuas do caixotão do teto do templo, tendo a Câmara Municipal atribuído para esse objetivo apoio financeiro de €12.000” explica o Município de Castro Verde.
Com a aprovação do financiamento para a requalificação total da igreja, a autarquia diz que “será possível prosseguir o trabalho de preservação e difusão do património religioso, cultural, material e imaterial da freguesia de Entradas e de todo o concelho”.
Erigida em meados do século XV, a Igreja da Misericórdia de Entradas “foi profundamente remodelada nos séculos XVII e XVIII. É uma construção típica da arquitetura religiosa rural, que tem no seu interior os principais motivos de interesse”, realça a mesma fonte.
Durante muitos anos, a igreja funcionou como casa mortuária da freguesia.
O Município de Castro Verde, no comunicado emitido, “congratula-se com mais este passo agora alcançado porque, fundamentalmente, além de permitir a recuperação de património que é de todos, valoriza a capacidade de cooperação”.















