24.6 C
Castro Verde Municipality
Terça-feira, Agosto 5, 2025

Últimas Noticias

Cátedra UNESCO em Etnobotânica sediada no IPBeja divulga atividades

A Cátedra UNESCO em Etnobotânica e Salvaguarda do Património de Origem Vegetal, instituída no Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) em janeiro de 2023, revelou uma agenda repleta de iniciativas para os próximos meses de verão. “Com a missão de criar um fórum participativo que promova a educação científica, a interdisciplinaridade e a transversalidade do conhecimento através do estudo da botânica, a Cátedra tem como objetivo principal a salvaguarda do património de origem vegetal”, adianta o IPBeja – Instituto Politécnico de Beja.

A página oficial da Cátedra UNESCO em Etnobotânica, com sede no Instituto Politécnico de Beja, já se encontra acessível tanto pelo portal institucional do IPBeja quanto pelo seu recente domínio próprio, www.unescobotanica.pt. Neste espaço digital, são reunidas informações relativas às atividades recentes e também àquelas previstas para o futuro próximo.

Para os meses de verão, a programação da Cátedra inclui diversas ações. Em junho, está prevista a Semana Acesso Cultura 2025, que oferecerá visitas orientadas ao Museu Botânico e ao seu acervo.

Dando continuidade em junho e estendendo-se até dezembro, o ciclo de ações formativas Rotas de Transformação terá lugar, numa fase inicial, na ESTIG, sendo composto por módulos, workshops de desenvolvimento e conferências. Também em junho, a Academia Botânica, uma iniciativa conjunta da Cátedra e do Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian, estará em curso na sede da Fundação.

Em julho, será promovido o curso Botânica e Arte, em articulação com a Escola de Verão da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Finalmente, em agosto, os Serviços Educativos do Museu do Tesouro Real (Palácio Nacional da Ajuda) desenvolverão o Tesouro Botânico, um itinerário orientado.

A Cátedra em Etnobotânica e Salvaguarda do Património de Origem Vegetal foi instituída pela UNESCO no Instituto Politécnico de Beja em janeiro de 2023, reforçando o compromisso com a pesquisa e a divulgação do conhecimento sobre a flora.

Latest Posts

Não perder