A região do Alentejo foi agraciada com um total de 41 Bandeiras Azuis para a época balnear de 2025, um aumento de três distinções em relação ao ano anterior. O anúncio, feito pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), eleva a qualidade e a sustentabilidade de 31 praias costeiras e 10 praias fluviais da região.
O concelho de Grândola lidera o número de galardões, com 11 praias distinguidas: Aberta Nova, Atlântica, Carvalhal, Comporta, Galé-Fontainhas, Melides, Pego, Tróia-Bico das Lulas, Tróia-Galé, Tróia-Mar e a Marina de Tróia. Odemira também se destaca com 11 praias galardoadas: Almograve Norte, Almograve Sul, Alteirinhos, Carvalhal (Odemira), Farol, Franquia, Furnas Mar, Furnas Rio, Malhão Norte, Malhão Sul e Santa Clara.
Sines conta com quatro praias com Bandeira Azul: Grande de Porto Côvo, Ilha do Pessegueiro, S. Torpes e Vieirinha – Vale de Figueiros. Santiago do Cacém foi distinguido com três galardões para a Costa de Santo André, Fonte do Cortiço e Monte Velho-Porto das Carretas, assim como Setúbal, com as praias de Albarquel, Figueirinha e ACALA. Portel terá duas praias fluviais a ostentar a Bandeira Azul: Amieira e Praia Fluvial de Alqueva.
Os concelhos de Alandroal (Área Recreativa e de Lazer Das Azenhas D´EL Rei), Beja (Cinco Reis), Cuba (Albergaria dos Fusos), Mértola (Albufeira da Tapada Grande), Moura (Praia do Lago), Mourão (Praia Fluvial de Mourão) e Reguengos de Monsaraz (Praia Fluvial de Monsaraz) contam com um local galardoado cada um. Sesimbra também viu duas das suas praias serem distinguidas: Califórnia e Ouro.