No dia 25 de fevereiro de 2025, durante um patrulhamento de visibilidade no centro da cidade de Beja, o Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) intercetou um indivíduo de 44 anos que apresentava comportamento agressivo e desordeiro na via pública.
No decurso da ação policial, “o suspeito pontapeou um animal de companhia, causando-lhe sofrimento evidente. Perante a situação, tentou fugir a pé, mas foi prontamente intercetado e imobilizado pela equipa policial” revela a PSP de Beja.
A mesma fonte explica que, “face aos factos, foi dada voz de detenção pelo crime de maus-tratos a animais de companhia, sendo posteriormente transportado para a esquadra da PSP de Beja, onde se apurou que sobre o mesmo pendia um Mandado de Detenção Europeu”.
O caso “foi comunicado ao Ministério Público, tendo sido cumpridos todos os trâmites legais, incluindo a constituição do arguido e a aplicação do termo de identidade e residência. O detido permaneceu sob detenção para posterior apresentação às autoridades judiciárias, no cumprimento do mandado europeu” frisa a polícia.
A PSP “reafirma o seu compromisso com a defesa da ordem pública e a proteção dos direitos dos animais, alertando para as consequências legais dos maus-tratos e reforçando o seu empenho no cumprimento de mandados judiciais internacionais”.