“O Município de Aljustrel decidiu, num tempo particular, adaptar à nova realidade as aulas da Universidade Sénior e do Anima Sénior, com o intuito de não deixar de dar resposta a uma população que, por norma, especialmente em tempos de isolamento como aqueles que se vivem, ainda fica mais privada de momentos lúdicos e de convívio”.
Segundo a autarquia, “as aulas deste ano letivo arrancarão, assim, a partir de hoje, dia 2 de dezembro, e este município, para que tal seja possível, vai recorrer à utilização das novas tecnologias. Os alunos inscritos poderão assistir, deste modo, a partir de casa e sem ficarem expostos a qualquer risco, às diferentes disciplinas, e, ao mesmo tempo, confraternizar com colegas com os quais há muito não privam”.
A Câmara de Aljustrel refere que “serão realizadas videoconferências, através de diversas plataformas eletrónicas, mas também, para os alunos que não têm acesso às novas tecnologias, encarregar-se-á a Câmara de Aljustrel da distribuição e recolha de materiais, em suporte de papel, de modo a que possam ir acompanhado as matérias e atividades que serão lecionadas e ministradas no âmbito destas respostas para a população sénior do Concelho de Aljustrel”.
Recorde-se que a Universidade Sénior, bem como o Anima Sénior, “dirige-se a maiores de 50 anos e visam criar e dinamizar regularmente atividades sociais, culturais e de convívio, num contexto de formação ao longo da vida. Esta é também uma forma de a Câmara de Aljustrel combater o isolamento e a solidão, dando uma resposta efetiva e mantendo-se próxima das pessoas” conclui o comunicado da autarquia aljustrelense.