A multinacional sueco-canadiana Lundin Mining anunciou nesta segunda-feira, 9, a venda da mina de Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde, aos suecos da Bolinden, num negócio que deve ficar concluído até “meados de 2025”.
Em comunicado enviado ao “CA”, a Lundin Mining explica que o negócio envolve também a mina sueca de Zinkgruvan, num montante total de 1,52 mil milhões de dólares.
“Neves-Corvo e Zinkgruvan desempenharam um papel significativo na catalisação da empresa para se tornar um produtor de metais básicos com múltiplos ativos à escala global”, frisa o presidente da Lundin Muning, Jack Lundin, citado no comunicado.
O gestor acrescenta que este negócio permitirá à empresa crescer “na América do Sul” e concentrar o seu “foco numa área que proporcionará o maior valor a longo prazo” para os seus acionistas.
De acordo com o comunicado da Lundin Mining, a empresa receberá da Bolinden “uma contrapartida inicial em dinheiro de 1,37 mil milhões de dólares”, mais “até 150 milhões de dólares de contrapartidas mediante a satisfação de determinadas condições”.
A venda das minas de Neves-Corvo e Zinkgruvan à Bolinden deverão estar concluídas “em meados de 2025”, sendo que no caso português carece de “aprovação da alteração de controlo pela Direção-Geral de Energia e Geologia ao abrigo do Contrato de Concessão Neves-Corvo”.
Fonte: Correio Alentejo