A Federação Nacional dos Médicos refere em nota à Imprensa que a discussão e votação na especialidade das propostas de alteração do Orçamento do Estado para a Saúde em 2025, concretizou o “subfinanciamento do Serviço Nacional de Saúde e a ausência de investimento nos seus profissionais”.
A FNAM lamenta que de um total de 257 propostas de alteração apresentadas, foram essencialmente aprovadas as relativas a infraestruturas e esqueceram-se que o SNS não funcionam sem médicos e os demais profissionais de saúde.
Para esta estrutura sindical, apesar da perda de poder de compra por parte dos médicos, em resultado da inflação crescente, o OE 2025 “não tem prevista a melhoria do salário base dos médicos, nem a justa progressão e valorização da carreira” e é justamente por isso que os médicos não vão parar de reivindicar melhores condições para todos os profissionais do SNS.