A ceifa de aveia em zonas de apoio rural no Baixo Alentejo, autorizada desde dia 17, decorre “em linha” com os períodos acordados em anos anteriores”, existindo medidas de salvaguarda das aves estepárias, disse o ICNF.
Em comunicado enviado à agência Lusa, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) referiu que, normalmente, a data de autorização de ceifa de aveia dos aderentes do apoio zonal de Castro Verde, Vale do Guadiana, Piçarras e Cuba”, no distrito de Beja, ocorre “no início da segunda quinzena de junho”.
Este ano, o período iniciou-se em 17 de junho, ou seja, “a data está em linha com os períodos acordados em anos anteriores”, tendo sido aprovado, “por unanimidade, no passado dia 13 de junho”, lê-se no comunicado.
De acordo com o ICNF, a data foi aprovada em reunião da Estrutura Local de Apoio (ELA) de Castro Verde, Vale do Guadiana, Piçarras e Cuba, pelas entidades que a compõem, como o ICNF, Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, associações de agricultores e de desenvolvimento local ou Liga para a Proteção da Natureza (LPN), entre outras.