27.9 C
Castro Verde Municipality
Quarta-feira, Outubro 15, 2025

Últimas Noticias

Espetáculo “Humor e Cante” hoje em Serpa na Festa do Cante 2023 

Em Serpa hoje ao final da tarde realiza-se no Cineteatro Municipal local a Cerimónia Oficial da inscrição do Cante Alentejano na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. 

Durante a cerimónia, subirá ao palco o espetáculo “Humor e Cante”, no âmbito do centenário do nascimento do cartoonista Sam, que se assinala em 2024, com a participação de grupos corais do concelho de Serpa, que irão interpretar modas humorísticas. 

João Francisco Efigénio, Presidente da autarquia Serpense, fala da importância desta data e das iniciativas agendadas para assinalar a mesma. 

O Cineteatro Municipal de Serpa recebe a cerimónia oficial da inscrição do Cante Alentejano na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

A iniciativa incluirá o espetáculo “Humor e Cante”, alusivo ao centenário do nascimento do cartoonista Sam, que se assinala em 2024, com a interpretação de modas humorísticas pelo Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, Rancho Coral e Etnográfico de Vila Nova de São Bento, Grupo Coral Os Arraianos de Vila Verde de Ficalho, Rancho Coral e Etnográfico Os Camponeses de Vale de Vargo, Grupo Coral e Etnográfico Os Camponeses de Pias, Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, Rancho Coral Feminino Papoilas do Enxoé, Grupo Coral Feminino Madrigal, Grupo Coral Feminino Flores do Chança, Grupo Coral Feminino As Ceifeiras de Pias e Grupo Coral e Etnográfico da Academia Sénior de Serpa.

No dia 1 de dezembro, também no Cineteatro Municipal de Serpa, realiza-se o espetáculo “Cantexto”, do projeto Futurama, que resulta da colaboração ente grupos corais alentejanos e escritores contemporâneos portugueses. Participarão o Grupo Coral Feminino As Rosinhas de Santa Clara de Louredo, Grupo Coral Feminino As Ceifeiras de Pias, Rancho Coral e Etnográfico de Vila Nova de São Bento, Grupo Coral e Etnográfico Os Cardadores da Sete, Grupo Coral da Mina de São Domingos e Grupo Coral da Vidigueira. 

Organizada pelo Município de Serpa, em parceria com o Museu do Cante Alentejano, a Direção Regional de Cultura do Alentejo e a Casa do Alentejo em Lisboa, a Festa do Cante tem como principais objetivos comemorar o nono aniversário da inscrição do Cante Alentejano na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, divulgar o Cante, e constituir uma oportunidade de partilha, convívio e troca de experiências. 

Latest Posts

Não perder