27.4 C
Castro Verde Municipality
Sexta-feira, Setembro 26, 2025

Últimas Noticias

5G.RURAL chega ao Alentejo : Arranque marcado para 31 de maio no Alandroal

O município de Alandroal está prestes a tornar-se o primeiro concelho a receber a transformação digital impulsionada pelo projeto 5G.RURAL, uma iniciativa inovadora que visa promover a inclusão e a conetividade em zonas de baixa densidade populacional. O arranque oficial está agendado para o dia 31 de maio.

O 5G.RURAL é um projeto pioneiro que, através de uma nova tecnologia de rede e infraestrutura 5G, promete revolucionar áreas cruciais como a Agricultura, Energia, Ação Social, Saúde, Educação, Turismo e Cultura em territórios de baixa densidade. Este avanço tecnológico “representa uma oportunidade histórica para reverter décadas de assimetrias territoriais, colocando a inovação ao serviço das pessoas, da economia local e da coesão social”.

No dia 31 de maio, o Alandroal será palco da apresentação da primeira antena 5G do projeto 5G.RURAL e da Carrinha Itinerante da Cultura dst (dstelecom). Paralelamente, serão inauguradas as obras de requalificação da Fortaleza de Juromenha e o seu novo Centro Interpretativo. O ponto alto do evento será um Concerto-Palestra do maestro Martim Sousa Tavares, que será transmitido em tempo real para os habitantes da aldeia de Pias, através da rede 5G da NOS.

O projeto 5G Rural, financiado pela União Europeia através do programa CEF Digital, prevê implementar 25 sites 5G na região do Alentejo, disponibilizando serviços com foco em áreas chave como ação social, educação, agricultura e turismo. Esta iniciativa inovadora pretende reduzir a lacuna de conectividade em áreas de baixa densidade populacional, promovendo a transformação digital e sustentável da região.

A rede 5G vai chegar a 70 mil pessoas de zonas remotas do Alentejo, até 2026, graças a este projeto liderado pela empresa dstelecom.

O projeto 5G Rural, uma iniciativa financiada a 75% pela União Europeia no âmbito do programa Connecting Europe Facility (CEF) Digital, foi criado para fomentar a conectividade digital em zonas de baixa densidade populacional, na região do Alentejo. O projeto surge como uma resposta à necessidade de expandir a cobertura 5G para áreas mais remotas, contribuindo para a meta da União Europeia de alcançar 100% de cobertura 5G até 2030. O 5G Rural prevê implementar 25 sites 5G na região.

Com um orçamento de 5.3 milhões de euros, o consórcio responsável pelo projeto inclui a DS Telecom, NOS, IrRadiare e Innovation Point, que trabalham em ligação com os municípios locais, responsáveis pelo financiamento dos casos de uso.

O projeto utilizará uma infraestrutura de neutral host, que permitirá a partilha da infraestrutura 5G entre vários operadores, reduzindo custos e minimizando o impacto ambiental. Este modelo de neutral host multioperador garante que a infraestrutura possa ser escalável no futuro, permitindo que mais operadores se juntem à rede de forma sustentável.

O 5G Rural tem como objetivo implementar uma infraestrutura de telecomunicações resiliente e inovadora em áreas rurais do Alentejo. Através da criação de uma rede 5G partilhada (neutral host), o projeto visa contribuir para a sustentabilidade e inclusão, facilitando o acesso a tecnologia de ponta em zonas de baixa densidade populacional. Esta abordagem promove a industrialização inclusiva, garantindo que áreas rurais têm acesso às mesmas oportunidades tecnológicas que as áreas urbanas, fomentando a inovação em setores como agricultura, turismo, energia e arte.

Ao investir em comunidades rurais com menor acesso a tecnologias avançadas, o projeto contribui diretamente para a redução das desigualdades regionais. A implementação do 5G em zonas do Alentejo, tradicionalmente menos desenvolvidas, permite igualdade de oportunidades para acesso a serviços digitais.

Latest Posts

Não perder