19.4 C
Castro Verde Municipality
Segunda-feira, Julho 22, 2024

Últimas Noticias

2ª edição do Festival Futurama arranca em Castro Verde na sexta-feira

Arranca esta sexta-feira, em Castro Verde, a 2ª edição do Festival Futurama, cruzando tradição e contemporaneidade, com base numa programação artística multidisciplinar, colaborativa, inclusiva e transgeracional.

A autarquia de Castro Verde lembra que, na sexta, 9 de junho, o programa inclui uma performance da designer Mafalda Matos, com base na imagem e na fotografia, ao lado de alunos da Escola Secundária de Castro Verde. A performance acontece pelas 12h00, no Centro de Artes e da Viola Campaniça, e vai estar patente até ao dia 10 de junho (sábado), das 14h00 às 20h00.

Destaque também neste dia para a nova apresentação do espetáculo “Cantexto”, que terá lugar no Anfiteatro Municipal, pelas 20h00, e que contará com a participação dos Grupos Corais “Rosinhas do Loredo”, “Cantadores de Beringel”, “Ceifeiras de Pias”, “Grupo Coral e Etnográfico de Vila Nova de São Bento”, Grupo Coral da Mina de S. Domingos e Grupo Coral da Vidigueira. Projeto original do Futurama, o Cantexto oferece, nesta edição, novas composições ao repertório do Cante Alentejano, classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

A partir de textos encomendados a escritores portugueses contemporâneos, posteriormente musicados para os grupos corais por Ana Santos, Celina da Piedade e Paulo Ribeiro, atualizam-se os temas explorados nas poesias orais do Cante – a vida rural, o amor, a religião –, cruzando-os com preocupações e contextos contemporâneos – a memória, as migrações, o futuro, a natureza.

No sábado, 10 de junho, o Coletivo Til apresenta, às 14h30, no Parque da Liberdade, o trabalho de cocriação ‘Rultabulo’, que nasceu da vontade de um grupo de jovens de Castro Verde para a criação de um skate park. No âmbito da sua residência Futurama, com curadoria de Jesse James, o Coletivo Til aproveita esta vontade como mote para um trabalho participativo de cocriação, que procura promover a discussão de ideias para o espaço e reforçar as bases para a participação da comunidade jovem em Castro Verde.

Às 18h00, o Centro de Artes e da Viola Campaniça recebe o concurso de talentos, promovido pelos Embaixadores Futurama, através do qual os talentos locais poderão partilhar com o público as suas vocações. A iniciativa conta com a presença de “Los Gitanos” de Beja.

À noite, pelas 22h00, a coreógrafa e dramaturga portuguesa Lígia Soares apresenta no Fórum Municipal, o espetáculo de teatro “Romance”.

Latest Posts

Não perder