9.7 C
Castro Verde Municipality
Quinta-feira, Maio 23, 2024

Últimas Noticias

2024 promete agitar o mercado das telecomunicações: Vem aí uma nova operadora – DIGI Portugal

O ano de 2024 promete agitar o Mercado das telecomunicações em Portugal, com a entrada de um novo player no nosso país. Em vários fóruns da especialidade, fala-se no arranque das operações para o mês de janeiro, não sendo ainda certo que tal aconteça no primeiro mês do ano que está a chegar.

A Digi Communications entrou no nosso país após ter adquirido oito lotes de frequências entre 800 MHx e 3600MHz por 67 milhões de euros em 2022.

A empresa oriunda da Roménia tem já vários colaboradores em Portugal e “o objetivo é fornecer os melhores serviços de telecomunicações ao mais baixo preço”, explica a empresa.

A operadora está já desde há alguns meses a construir a sua própria rede de Fibra Ótica um pouco por todo o país, para levar até ao consumidor serviços de televisão digital, internet fixa de banda larga de alta velocidade e telefone fixo.

Paralelamente, está em construção em todo o território a rede própria de serviço móvel.

Não está fora de hipótese o facto da operadora romena poder vir a entrar na rede grossista da Dstelecom, a chamada “fibra rural” e que serve todos os concelhos do Baixo Alentejo com exceção do concelho de Beja, onde os operadoras têm cada um a sua rede. Nesta rede estão já a MEO, a NOS, a Vodafone e a Nowo.

A Digi foi uma das novas operadoras de telecomunicações que participou no leilão 5G em Portugal 

A oferta de serviços apenas deverá começar em 2024, segundo o CEO da empresa, Serghei Bulgac, que confirmou ao ECO que o desenvolvimento no país estava a acelerar.

As informações foram avançadas no contexto da apresentação dos resultados financeiros do último trimestre, em que a expansão do seu negócio em Portugal foi mencionada. É dito que a empresa estava em processo de desenvolvimento das redes fixas e móvel, seguindo-se mais tarde o início das operações. A Digi pretende lançar ofertas de 5G, assim como serviços de rede fixa em fibra ótica.

Em declarações à mesma fonte, o CEO da empresa disse que a sua estratégia seria uma aposta na alta qualidade, assente em serviços de telecomunicações modernos utilizando as últimas tecnologias, a preços acessíveis. A Digi assinou no ano passado um acordo de parceria com a Cellnex, o que lhe dá acesso a milhares de torres de telecomunicações espalhadas pelo país.

Na sua participação no leilão 5G conduzido pela Anacom, a Digi (em nome da sua subsidiária DIXAROBIL) pagou 67,337 milhões de euros pelas licenças de exploração do espectro. O relatório refere que os resultados do último trimestre referente às despesas operacionais em Portugal estão juntos com os de Itália, somando 8,8 milhões de euros, um aumento face aos 6,9 milhões de euros do primeiro trimestre homólogo de 2022.

A DIGI Portugal promete “preços competitivos” face aos atuais quatro operadores no mercado nacional: MEO, NOS, Vodafone Portugal e Nowo (antiga Cabovisão).

A operadora já lançou também online o sue site oficial.

Recorde-se que a DIGI tem redes na Roménia, Espanha, Itália e em breve começará a operar em Portugal com rede fixa e móvel.

Rádio Castrense / ECO

Latest Posts

Não perder