A Câmara Municipal de Almodôvar e a Freguesia de São Barnabé estão a ultimar os preparativos para a XIV edição da Feira do Cogumelo e do Medronho. O certame, que regressa após dois anos de pausa devido à recente pandemia, “vai regressar à Aldeia de São Barnabé nos próximos dias 26 e 27 de novembro e já tem lotação esgotada para expositores dos mais variados produtos agroalimentares e artesanais, licores e aguardentes tradicionais e restauração”, anuncia o município de Almodôvar.
A autarquia diz que “o cogumelo e o medronho, mas também toda a biodiversidade, todos os produtos, produtores e tradições da zona serrana do Concelho de Almodôvar serão reis em mais um fim-de-semana cheio de animação nas ruas de São Barnabé, durante a Feira que pretende valorizar os recursos endógenos da Serra. Um deles, tradicionalmente valioso para a economia serrana e muito valorizado pelos produtores locais, é o medronheiro, uma árvore frutífera e ornamental que é encontrada um pouco por todo o país, mas com maior concentração nas serras do Caldeirão e Monchique, e que produz frutos comestíveis que podem ser consumidos em fresco ou utilizados na produção de aguardente ou licor. A aguardente de medronho é, de facto, um dos ex-libris do Concelho de Almodôvar e da Freguesia de São Barnabé” enfatiza ainda o município almodovarense.
Este ano o certame tem como tema central “Turismo na Serra”, pretendendo-se “chamar a atenção para as valências deste território na captação de turistas de todos os géneros e idades seja através dos vários percursos cicláveis que a atravessam, seja pela observação da sua riquíssima fauna e flora, que compõe lindas e relaxantes paisagens a perder de vista e que fazem da zona serrana do Concelho o lugar ideal para uma estadia em família ou entre amigos” conclui.
O município e a Junta de Freguesia de São Barnabé, “desafiam para que nos dias 26 e 27 de novembro, venham à XIV Feira do Cogumelo e do Medronho conhecer a beleza da Serra e os produtos, as almas e as tradições que fazem desta zona um destino imperdível”.