A 87.ª Volta a Portugal em bicicleta prossegue esta quinta-feira com a primeira etapa em linha, que liga a Lourinhã a Queluz, num percurso de 157,1 quilómetros que promete emoção até aos últimos metros. A partida está marcada para as 13h35 e coloca na estrada os 119 ciclistas ainda em prova.
Depois do prólogo disputado em Lisboa, que foi ganho pelo dinamarquês Julius Johansen, da UAE Emirates, o camisola amarela entra nesta tirada na liderança da classificação geral, sendo um dos nomes a seguir numa etapa que pode terminar ao sprint, mas que também deixa espaço para surpresas.
O percurso inclui três metas volantes, a primeira ao quilómetro 46,4, em Silveira, no concelho de Torres Vedras, e dois sprints intermédios praticamente consecutivos ao quilómetro 109, numa passagem simbólica junto ao Palácio Nacional de Mafra.
As maiores dificuldades estão reservadas para a parte final da etapa, com duas contagens de montanha de terceira categoria nos últimos 50 quilómetros, que poderão fracionar o pelotão e criar diferenças entre os principais candidatos.
A chegada está instalada junto ao Palácio Nacional de Queluz, no concelho de Sintra, após um final descrito como “traiçoeiro”, onde posicionamento e estratégia serão decisivos.
O jornalista Teixeira Correira, em serviço especial na Volta para a Rádio Castrense, antevê uma etapa muito disputada, com vários cenários possíveis: desde um sprint em pelotão compacto até ataques tardios que possam surpreender os homens da geral.
A etapa desta quinta-feira marca assim o verdadeiro arranque da luta pela camisola amarela naquela que é considerada a prova rainha do ciclismo nacional.
























