A cidade de Beja prepara-se para acolher, entre os dias 3 e 5 de outubro, a 16ª edição da VINIPAX – Vinhos e Sensações do Sul. O evento, que se consolidou “como a maior feira de vinhos a sul do Tejo e uma referência incontornável no mundo vitivinícola nacional”, terá lugar no Parque de Feiras e Exposições de Beja – Manuel Castro e Brito.
Este ano, a VINIPAX conta com a presença de 40 expositores de várias regiões de Portugal e de Espanha, representando 60 produtores e mais de 350 referências de vinhos, com especial destaque para os vinhos de Beja e do Alentejo.
A Comissão Vitivinícola da Região de Trás-os-Montes é a região convidada desta edição, trazendo a sua diversidade de microclimas, altitude e solos graníticos e xistosos, que conferem singularidade aos seus vinhos. A abertura do certame contará com a harmonização dos vinhos transmontanos com o tradicional Folar de Valpaços.
A Denominação de Origem (DO) Trás-os-Montes está organizada em três sub-regiões (Chaves, Valpaços e Planalto Mirandês), e promete apresentar vinhos de enorme autenticidade, complexidade aromática e forte identidade territorial.
O espaço SUL À MESA volta a integrar a VINIPAX, e ao longo dos três dias, decorrerão sessões de showcooking com chefs de renome – desde as estrelas Michelin às estrelas do Alentejo – promovendo o melhor da cozinha regional e nacional. Os visitantes poderão, ainda, adquirir diretamente os vinhos dos produtores na Loja de Vinhos no espaço SUL À MESA.
A feira reafirma a sua aposta na internacionalização, recebendo este ano jornalistas estrangeiros de meios de comunicação especializados que irão visitar não só o certame, mas também adegas e produtores locais.
O vinho continua a ser um dos elementos centrais da economia do concelho de Beja e do Alentejo, potenciando o turismo, valorizando o território e promovendo-o como embaixador de excelência em Portugal e no estrangeiro.
A entrada no VINIPAX é gratuita, sendo apenas sujeita à aquisição do copo oficial para provas















