Segundo a autarquia, “prosseguiram ontem os testes ao COVID-19 em instituições de solidariedade social no concelho de Aljustrel”. Desta vez, o Programa de Intervenção Preventiva em Estruturas Residenciais para Idosos e Lares Residenciais no Baixo Alentejo esteve no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Aljustrel e foram realizadas, no total, 138 despistagens.
Diz o Município de Aljustrel que “estes testes abrangeram todos os utentes deste lar, bem como todas as funcionárias que trabalham diretamente nesta infraestrutura e as que prestam o serviço de apoio domiciliário. Foram ainda testadas ao COVID-19 a Equipa de Intervenção Precoce da Santa Casa da Misericórdia de Aljustrel e as equipas de funcionárias da secretária e da horta pedagógica desta instituição”.
Recorde-se que todas as instituições de solidariedade social vão ser testadas no concelho e serão rastreados os utentes, mas também colaboradores que se encontram ao serviço destas entidades.
Este programa, no âmbito da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (Cimbal), resulta de um acordo do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em parceria com o Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve (Algarve Biomedical Center), que pertence ao consórcio do Centro Hospitalar Universitário do Algarve e da Universidade do Algarve.
A operacionalização do programa no Baixo Alentejo é assegurada pela Cimbal, à qual o Município de Aljustrel pertence, pelo Centro Distrital do Instituto da Segurança Social, pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, pela Autoridade de Saúde, pelas Comissões Distrital e Municipais de Proteção Civil e pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Beja, sob a coordenação do Secretário de Estado Adjunto da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, que foi designado para coordenar, no âmbito desta pandemia, a região Alentejo.
Leia também: https://radiocastrense.pt/a-economia-e-fundamental-para-o-desenvolvimento-da-regiao-nelson-brito/