11.6 C
Castro Verde Municipality
Domingo, Novembro 16, 2025

Últimas Noticias

Universidade de Évora premia equipa “Navalheiros” no desafio DigitAgroChallenge

Decorreu no passado dia 24 de junho, na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora, a cerimónia de entrega dos prémios à equipa vencedora da primeira edição do desafio “DigitAgroChallenge”. Esta iniciativa, promovida pela Universidade de Évora (UÉvora), pretende “promover a inovação e a modernização tecnológica no setor agrícola junto dos mais jovens”.

Segundo a UÉvora, “a equipa “Navalheiros”, da Escola Secundária André de Gouveia, foi a que apresentou melhor prestação na final do desafio. A final teve lugar no dia 6 de junho de 2024, no Pólo da Mitra da Universidade de Évora, no âmbito do quinto e último dia da iniciativa” e acrescenta que “o projeto insere-se no +AgroDigiTech@Sul, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do programa Impulso Mais Digital – Reforma e Modernização das Ciências Agrárias.”

Augusto Peixe, Pró-Reitor para o Apoio às Unidades Científico-pedagógicas da UÉvora, marcou presença neste momento.
Foi atribuído a cada elemento da equipa vencedora um tablet Lenovo Tab M10 5G como prémio e o desafio “colocou os participantes a explorar diferentes temáticas relacionadas com a modernização agrícola, culminando na realização de um questionário online, através da plataforma Kahoot, onde testaram os seus conhecimentos” – acrescenta a instituição de ensino.

O DigitAgroChallenge é promovido pela Universidade de Évora em colaboração com a Escola Secundária André de Gouveia e o seu objetivo é “sensibilizar os alunos do ensino secundário e profissional para a importância da transição digital no setor agrícola”.

A iniciativa destinou-se a estudantes do 10.º, 11.º e 12.º anos do Curso Técnico Profissional de Produção Agrícola e teve início a 10 de março de 2025. As temáticas abordadas foram “O AgroFuturo Começa Agora”, “Reduzir a Pegada Ecológica da Agricultura”, “As Alfaias do Novo Milénio” e “Este Planeta que nos Alimenta”.

Além da escola vencedora, participaram também nesta primeira edição a Escola Secundária D. Sancho II (Elvas), a Escola Secundária de Miraflores (Algés), a Escola Tecnológica do Litoral Alentejano (Sines), o Agrupamento de Escolas de Almodôvar e a Escola Profissional Bento Jesus Caraça (Barreiro).

O projeto +AgroDigiTech@Sul insere-se na estratégia nacional para a modernização das Ciências Agrárias, com enfoque na transição digital, inovação e sustentabilidade. A iniciativa reforça “o compromisso da Universidade de Évora em capacitar as novas gerações para os desafios do setor”. Fontes

Latest Posts

Não perder