A Universidade de Évora (UÉvora) alcançou um novo marco no seu percurso de internacionalização ao ser nomeada para a Vice-Presidência do Grupo Tordesilhas, uma prestigiada rede académica que reúne universidades de Portugal, Espanha e Brasil e promove a cooperação científica, cultural e educativa entre os três países.
O Grupo Tordesilhas, criado no ano 2000, integra atualmente 63 universidades — 11 portuguesas, 20 espanholas e 32 brasileiras — e tem como missão fortalecer o diálogo e a partilha de conhecimento no espaço ibero-americano, através do desenvolvimento de parcerias académicas e científicas de relevo.
A nomeação da Universidade de Évora foi formalizada durante o 24.º Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas, que decorreu entre 9 e 11 de novembro na Universidade Federal de Minas Gerais, no Brasil. O evento reuniu dirigentes e representantes das instituições-membro sob o tema “A Universidade do Futuro e o Futuro da Universidade: IA, Ética e Inclusão”. A UÉvora esteve representada pela Professora Isabel Bico, diretora da Escola de Enfermagem São João de Deus.
Para a Reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar, esta nomeação “é um reconhecimento do papel que a instituição tem vindo a desempenhar no panorama académico internacional e uma consolidação da sua estratégia de longo prazo, que aposta na cooperação, na qualidade da investigação e na inovação partilhada entre instituições dos três países”.
A Reitora recorda ainda que a Universidade de Évora voltou a integrar o Grupo Tordesilhas em 2022, reforçando o seu compromisso com a criação de pontes de conhecimento e o desenvolvimento de projetos conjuntos que aproximam o espaço académico ibero-americano.















