17.1 C
Castro Verde Municipality
Domingo, Setembro 28, 2025

Últimas Noticias

Um piloto morreu e outro ficou ferido em colisão entre duas aeronaves no “Beja Air Show”

Uma colisão entre duas aeronaves que participavam no festival Beja AirShow, na Base Aérea N.º 11, causou um morto — um piloto de nacionalidade espanhola — e um ferido ligeiro, português. Os aviões envolvidos pertencem à equipa de acrobacias aéreas Yakstars.

“A Força Aérea comunica que, pelas 16h05, no decorrer do festival aéreo Beja AirShow, na Base Aérea N.° 11, duas aeronaves sofreram um acidente durante uma demonstração aérea”, é referido em comunicado enviado às redações.

Numa nota posterior, a FAP confirmou a “existência de uma vítima mortal de nacionalidade espanhola, decorrente de um acidente aquando de uma demonstração aérea da patrulha ibérica Yakstars – constituída por pilotos de nacionalidade portuguesa e espanhola”. Esta equipa esteve presente no evento com aeronaves Warbird Yak 52s.

“É com enorme sentimento de pesar e de consternação que a Força Aérea presta as maiores condolências à família, amigos e conhecidos, estando profundamente solidária nesta hora de perda. Face à ocorrência do acidente, o evento foi imediatamente terminado”, pode ainda ler-se.

Há também a registar um “ferido ligeiro de nacionalidade portuguesa, que recebeu os cuidados de emergência no imediato, tendo sido avaliado pelas equipas de saúde, militares e civis, presentes no evento e, por precaução, foi encaminhado para o Hospital de Beja”. O homem tem 37 anos e deu entrada nas urgências por volta das 18h00.

“Mais se informa que uma aeronave se despenhou fora do perímetro da Base Aérea e uma outra aterrou na unidade. Destas ocorrências não resultaram vítimas em terra, de entre as pessoas que se encontravam a assistir ao evento nas imediações da ocorrência”, frisa a FAP.

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio, que se encontrava no local quando ocorreu o acidente, relatou que o piloto que ficou ferido “saiu da aeronave pelo próprio pé”.

“O ferido é o piloto da aeronave atingida pela outra que estava a fazer a manobra”, referiu, assinalando que a colisão entre os aviões aconteceu “quase no fim” da atuação daquela patrulha.

Um dos aviões de um grupo de seis caiu na vertical e despenhou-se, causando uma forte explosão, enquanto o outro atinge o solo na horizontal. Logo de seguida, ouvem-se as sirenes a tocar no local.

A Força Aérea pede que as imagens do momento do acidente não sejam partilhadas “por respeito aos envolvidos”.

Segundo a Proteção Civil, o alerta foi dado às 16h15 e estão no local cinco operacionais, apoiados por uma viatura.

Todos os espectadores presentes no festival aéreo foram encaminhados para fora da Base Aérea N.° 11.

Acidente vai ser investigado

Ainda não são conhecidas as causas do acidente. “A Força Aérea acionou todos os meios para a investigação”, foi referido.

O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) já fez deslocar uma equipa para o local.

“O GPIAAFF está a articular-se com a Força Aérea no que diz respeito às atividades de investigação”, visto que o festival em que ocorreu o acidente “é organizado e tem espaço aéreo controlado” por este ramo das Forças Armadas, foi referido em resposta à Lusa.

Também o ministro da Defesa Nacional anunciou que será aberta “uma averiguação” ao sucedido.

“A informação que tenho do Chefe do Estado Maior da Força Aérea é precisamente no sentido de que haverá uma averiguação a este acidente para se perceber a razão e apurar todas as responsabilidades”, disse Nuno Melo, acrescentando que será feita por “duas entidades”, sem precisar quais.

A equipa Yakstars

A Yakstars, de acordo com a página de Internet da Força Aérea, é uma equipa de exibição acrobática, a primeira da história da aviação ibérica militar e civil, composta por pilotos de ambos os países.

“Aos comandos de seis aeronaves Warbird Yak52s, exibem-se com combinações precisas de formações apertadas e acrobacias emocionantes, passagens de alta velocidade e cruzamentos de tirar o fôlego”, é referido no ‘site’.

Considerada “a maior equipa civil de exibição acrobática existente no sul da Europa e uma das maiores do mundo”, a Yakstars tem como bases Casarrubios, perto de Madrid, Espanha, e Ponte de Sor, Portugal.

Entretanto, São já várias as reações ao sucedido.

Força Aérea

“É com enorme sentimento de pesar e de consternação que a Força Aérea presta as maiores condolências à família, amigos e conhecidos, estando profundamente solidária nesta hora de perda”, pode ler-se no comunicado da FAP.

Presidente da República

Marcelo Rebelo de Sousa apresentou as condolências pela “situação dramática” ocorrida no festival aéreo em declarações à RTP.

O presidente da República deixou também uma mensagem de pesar à família da vítima mortal, de nacionalidade espanhola.

Primeiro-ministro

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, manifestou hoje “grande consternação, solidariedade e pesar à Força Aérea Portuguesa”.

“Quero manifestar toda a solidariedade e disponibilidade do Governo para poder minimizar os danos que são sempre irremediáveis, no caso da vida”, disse o chefe do Governo durante a intervenção na conferência dos 136 anos do Jornal de Notícias, na Casa da Música, no Porto.

Ministro da Defesa

Nuno Melo decidiu manter esta tarde a sua participação no comício da AD, apesar do sucedido em Beja.

“Ponderei e tenciono fazer uma referência ao que aconteceu, entendi que é uma boa oportunidade para saudar a Força Aérea e apresentar, como ministro da Defesa Nacional, os sentimentos à família dando relevância ao que aconteceu, o que, se cancelando, não teria oportunidade de fazer”, justificou.

Fonte: Sapo 24

Latest Posts

Não perder