A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo – ULSBA, vai passar a ter uma equipa comunitária de saúde mental para a infância e adolescência.
Segundo o despacho conjunto dos Ministérios das Finanças e da Saúde, que foi publicado esta semana em Diário da República, “este ano serão criadas, em Portugal, cinco equipas comunitárias de saúde mental para a população adulta e cinco equipas comunitárias de saúde mental para a infância e adolescência”. De referir que o governo autoriza o recrutamento, através da celebração de contratos de trabalho sem termo, de até 60 profissionais para as referidas equipas.
As Unidades Locais de Saúde do Baixo Alentejo e a do Norte Alentejano foram as únicas no Alentejo a ver anunciada a criação destas equipas comunitárias.
A equipa comunitária de saúde mental para a infância e adolescência é composta por um médico com a especialidade de psiquiatria da infância e adolescência, um enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiátrica, dois psicólogos clínicos, um técnico superior de serviço social, um técnico superior de diagnóstico e terapêutica e um assistente técnico.