A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo associa-se à OMS – Organização Mundial da Saúde para assinalar o Dia Mundial da Segurança do Doente que se celebra esta terça-feira, dia 17 de setembro.
A Organização Mundial de Saúde (OMS), desde 2019, com o intuito de promover uma “Ação Global sobre a Segurança do Doente”, estabeleceu o dia 17 de setembro, como o “Dia Mundial da Segurança do Doente”. Esta efeméride é a pedra basilar da ação global para promover a saúde das populações e a segurança dos cuidados de saúde, estando alicerçada no princípio hipocrático da Medicina – “Primeiro não fazer mal”, bem como no direito constitucional a cuidados de saúde de qualidade.
A OMS, desde há 20 anos, que alerta os Estados Membros para estudos que evidenciam danos causados aos doentes, associados aos cuidados de saúde. Ainda que evitáveis na sua maioria, estima‐se que seja uma das dez principais causas de mortalidade e comorbilidades no Mundo.
Amanhã, dia 18 de setembro, pelas 14h00, irá realizar-se no Anfiteatro do Pavilhão Central do IPO-Lisboa, a Conferência “Segurança do Doente em Portugal: Comemorações do Dia Mundial da Segurança do Doente”.