13.4 C
Castro Verde Municipality
Sexta-feira, Janeiro 23, 2026

Últimas Noticias

Tribunal de Beja lê hoje o acórdão do processo sobre exploração de imigrantes no Alentejo

O Tribunal de Beja lê esta tarde, às 14h30, o acórdão do processo que envolve 17 arguidos acusados de exploração de trabalhadores imigrantes no Alentejo. Em causa estão 30 crimes de tráfico de pessoas, assim como crimes de auxílio à imigração ilegal, associação criminosa, branqueamento de capitais e outros ilícitos associados à atividade desenvolvida em várias herdades agrícolas da região.

O caso resulta da “Operação Espelho”, investigação conduzida pela Polícia Judiciária em novembro de 2023, que visou redes alegadamente responsáveis pela exploração de dezenas de imigrantes. O julgamento arrancou em 20 de outubro de 2025 com 20 arguidos, mas o tribunal decidiu separar três deles para julgamento autónomo.

Nas alegações finais, o Ministério Público pediu a condenação de oito dos arguidos, a absolvição de dois e de duas empresas a eles ligadas, bem como a dissolução de cinco empresas envolvidas no processo.

Paralelamente, decorre no mesmo tribunal outro julgamento relacionado com a “Operação Espelho”, iniciado a 15 de dezembro de 2025 e igualmente centrado na alegada exploração laboral de imigrantes no Alentejo. Este segundo processo envolve 34 arguidos, entre os quais 22 pessoas e 12 empresas, tendo uma das sociedades sido retirada do julgamento na sessão inaugural para ser constituído um processo autónomo.

Rádio Castrense / Lusa

Latest Posts

Não perder