O terceiro dia da Ovibeja está a ser palco de importantes debates e apresentações focadas no futuro da agricultura, na inovação da pecuária extensiva e na gestão de recursos hídricos. A presença do Secretário de Estado da Agricultura, João Moura, marca o dia, com a sua participação na entrega de certificados do 1.º Curso de Operador de Lagar e no encerramento de um dos painéis de discussão.
A manhã começa no Pavilhão de Inovação e Tecnologia com a entrega de certificados do 1.º Curso de Operador de Lagar, pelas 10h30, que contou com a presença do Secretário de Estado da Agricultura, João Moura.
Segue-se, no mesmo pavilhão, um debate sob o tema “Inovar para Produzir: A Nova Era da Pecuária Extensiva“, organizado pela InovTechAgro Campo da Feira. A sessão, com nota de abertura de Luís A. Conceição (InovTechAgro) e moderação de Paulo Gomes (Revista Voz do Campo), reuniu especialistas como Nuno Prates (Hospital Muralha de Évora), José Rafael Marques da Silva (Universidade de Évora), João Madeira (SAVM), Manuel Patanita (IPBEJA), Tiago Perloiro (ANCORME) e Maria Alexandra Oliveira (FCUL) para discutir como a inovação tecnológica pode transformar desafios em oportunidades na pecuária extensiva. A tarde contou ainda com pilotos de demonstração no Campo da Feira, apresentando soluções inovadoras para o setor.
No Auditório ACOS, a manhã é dedicada ao tema “+ Agricultura + Futuro“, numa sessão organizada pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul. Moderado por Fátima Baptista (MED – U Évora), o debate conta com as intervenções de Assunção Cristas (Nova School of Law | Sócia da VdA), Sérgio Alves Ferreira (Ernest & Young | Universidade Autónoma de Lisboa) e Miguel de Castro Neto (Nova IMS). O Secretário de Estado da Agricultura, João Moura, encerrou esta importante discussão.
Simultaneamente, no Auditório Expobeja, a SPOC – Sociedade Portuguesa de Ovinotecnia e Caprinotecnia e a ACOS promovem o debate “+FUTURO para a produção de ovinos e caprinos“. Com boas-vindas de Claudino Matos (Presidente da SPOC | ACOS), a sessão aborda a aplicação de novas tecnologias, a inovação na produção de carne e os benefícios do consumo de borrego e cabrito, com moderação de Eliana Jerónimo (Secretária Geral da SPOC | CEBAL).
A tarde prossegue no Auditório ACOS com o tema “+ Pecuária Extensiva – Gradientes de Pastoreio“, organizado pelo Centro de Competências Pastoreio Extensivo e ACOS. A sessão conta com intervenções sobre a pecuária extensiva na PAC e os gradientes de extensividade, culminando numa mesa redonda sobre como apoiar e valorizar uma pecuária extensiva sustentável, moderada por Maria Bastidas (ADPM) e com a participação de Hugo Costa (GPP), Custódia Correia (Rede Rural Nacional – DGADR), João Madeira (SAVM) e José Pedro Fragoso Almeida (IP Castelo Branco). O encerramento fica a cargo de Roberto Grilo (CCDRA).
No Auditório do NERBE, a Fenareg promove o seminário “+Água + Futuro“, com abertura da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho. Especialistas como Carlos Mendes Dias, José Pimenta Machado (Presidente APA) e Álvaro Mendonça e Moura (Presidente CAP) debateram a estratégia geopolítica atual, a água como elemento estratégico e os desafios da agricultura no contexto geopolítico.
Ao longo do dia, o Pavilhão de Inovação e Tecnologia acolhe ainda apresentações sobre o Projeto AlmondProtect e a qualidade do solo e o papel dos probióticos na regeneração.