13 C
Castro Verde Municipality
Sexta-feira, Setembro 26, 2025

Últimas Noticias

Socialistas do Baixo Alentejo interrogam-se “para onde voaram os helicópteros?”

A Federação do Baixo Alentejo do PS diz que a região “não pode esperar mais um mês pela chegada” dos meios aéreos para combate a incêndios.

Em causa está o atraso na colocação dos helicópteros de combate a incêndios nos centros de meios aéreos de Ourique e de Moura, que devia ter acontecido a 1 de Junho.

Segundo os socialistas, em nota à Imprensa, é “inaceitável que 13 concelhos do distrito, que estão sob a alçada do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo, não disponham destes dois meios aéreos para o combate inicial aos incêndios”.

Segundo os socialista, “as preocupações agudizam-se” face ao número de hectares já consumidos pelas chamas neste ano no distrito de Beja, “632 hectares, num total 96 incêndios rurais”.

São “números muito superiores ao período homólogo de 2024, sendo que a área ardida é superior em 46% e o número de ignições supera em 33%”.

Os socialistas lembram que autarcas “disponibilizaram todos os meios humanos, materiais e monetários para que as aeronaves estivessem operacionais” e que quando interpelaram o Governo e as autoridades responsáveis “a única resposta que obtiveram é a de que os meios chegarão ao terreno com um mês de atraso”.

A Federação do Baixo Alentejo do PS sublinha em nota à Imprensa que apoiará todas as ações dos seus autarcas com vista a exigir a imediata resolução deste problema”, uma vez que “a região não pode esperar mais um mês pela chegada das aeronaves”.

Latest Posts

Não perder