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Quinta-feira, Setembro 19, 2024

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“Só um destino turístico burro tem um Aeroporto dentro de casa e não procura explorá-lo” diz o presidente da ERT

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo defende o Aeroporto de Beja para utilização de voos comerciais.

Numa entrevista concedida ao Jornal Inevitável, o José Manuel Santos sublinha que “foi muito importante quando a comissão técnica independente avaliou esta infraestrutura, claro que, pelo menos, as pessoas mais sensatas já sabiam que o aeroporto de Beja nunca poderia ser o aeroporto complementar à Portela, desde já porque não tem as tais acessibilidades que são fundamentais” e lembra que “o turismo do Alentejo em 2024  é muito diferente de 2011 quando o aeroporto foi inaugurado ou quando, na altura, se fez um estudo de captação de rotas para uma região turística em que tinha menos camas do que a freguesia de Fátima. Hoje o Alentejo tem 30 mil camas, tem camas muito qualificadas, tem projetos em pipelin, quer em quantidade, quer em qualidade que vão melhorar ainda mais a nossa promessa de valor”.

Na mesma entrevista, o responsável pelo Turismo na região recorda que “a aeroporto é muito procurado já pela aviação executiva. Claro que 90% do tráfego da aviação executiva que aterra vai para a zona do litoral, nomeadamente para a Comporta, mas começa a haver algum interesse, ainda tímido de alguns operadores em relação ao aeroporto de Beja”.

José Manuel Santos não deixa de sublinhar que “o que acontece é que o aeroporto de Beja não tem um plano de marketing. Costumo dizer que Santarém não tinha aeroporto mas tinha um excelente marketing e nós no Alentejo temos um aeroporto mas não temos um plano de marketing. O que vamos fazer? Não temos verbas para fazer um plano de marketing e quando falo com o secretário de Estado do Turismo ou com Ministro da Economia não tenho um documento que sintetize aquilo que são as forças e as linhas de ação do aeroporto de Beja. Vamos fazê-lo, contratámos uma equipa de consultores que conhece muito bem o tema e vamos fazer várias reuniões com a Vinci, com as câmaras municipais, com os operadores hoteleiros”.

Quanto ao objetivo, é que “até ao final do ano, seja possível apresentar um pequeno memorando de 30, 40 páginas ao Ministro da Economia e ao Ministro das Infraestruturas da nossa visão sobre a vocação e a função comercial que o aeroporto deve ter. No final do ano veremos que pistas e que linhas de ação serão possíveis. Uma coisa é certa, só um destino turístico burro, peço desculpa pela expressão, que não seja inteligente, que tem um aeroporto dentro de casa não procure explorá-lo”.

José Manuel Santos acredita que “possamos no futuro ter linhas de desenvolvimento que ajudem a aumentar o turismo internacional via aeroporto de Beja na região”.

“Temos alguns grupos e alguns voos charter que aterram em Beja e que dão um feedback super favorável e super positivo do aeroporto. E a aviação executiva também” realça este responsável. Ao mesmo tempo, frisa que “a aeroporto precisa de algumas obras,  nomeadamente da pista para poder assimilar voos comerciais ou voos comerciais com maior frequência. É preciso investimentos, não só em acessibilidades, mas também no aeroporto. É certo que a Vinci está a fazer investimentos porque tem de ter todas as suas pistas devidamente certificadas, mas são precisos mais investimentos e são precisos mais investimentos fora do aeroporto, nomeadamente nas acessibilidades”.

Na entrevista cedida ao Jornal I, o presidente da ERT diz que “é preciso colocar na ordem do dia que o aeroporto de Beja, que pode ser uma infraestrutura comercial que sirva os interesses dos operadores e o turismo do Alentejo e em 2024 é mais fácil e mais viável esse caminho do que era em 2011. É isso que vamos fazer em conjunto com todas as entidades para chegar no final do ano ao tal memorando para que possamos apresentar ao Ministro das Infraestruturas e ao Ministro da Economia e no qual todos os operadores e todas as entidades públicas e municípios, especialmente o Baixo Alentejo, se possam rever”.

Fonte: Jornal Inevitável

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