8.1 C
Castro Verde Municipality
Quarta-feira, Março 26, 2025

Últimas Noticias

Silarca – Festival do Cogumelo começa hoje na freguesia de Cabeça Gorda – Beja

Na aldeia de Cabeça Gorda, concelho de Beja, começa esta sexta-feira. 7 de março, a 11ª edição do Silarca – Festival do Cogumelo.

A Praça Magalhães Lima acolhe este evento que “se tem afirmado como um dos maiores símbolos da promoção da cultura e recursos
naturais da região”. Organizado pela Junta de Freguesia de Cabeça Gorda, o festival “é uma plataforma para divulgar a riqueza dos recursos silvestres locais, com um enfoque especial no cogumelo Amanita Ponderosa – Silarca, uma espécie única que dá nome ao evento desde a sua criação em 2014” refere a organização.

A Junta de Freguesia de Cabeça Gorda realça que, “este festival não só celebra a biodiversidade regional, mas também procura envolver a comunidade de forma educativa e gastronómica, promovendo a conscientização sobre a importância da preservação e utilização sustentável dos recursos naturais. A mesma fonte sublinha que, “em cada edição, o evento tem crescido em número de visitantes e relevância, tornando-se um ponto de encontro para especialistas, produtores e entusiastas da gastronomia e da micologia”.

Bruno Ferreira, ator, locutor, humorista e escritor natural de Beja, continua a ser o Embaixador do Silarca Festival do Cogumelo desde a sua 3ª edição em 2016. “O seu apoio constante tem sido fundamental para a divulgação e valorização da espécie Silarca e da região de Cabeça Gorda, além de fortalecer a identidade cultural local e os laços entre as coletividades da freguesia”.

A Junta de Freguesia de Cabeça Gorda, acredita que a 11ª edição do festival Silarca Festival do Cogumelo celebrará “a biodiversidade regional”, e “envolverá a comunidade de forma educativa e gastronómica, promovendo a consciencialização sobre a importância da preservação e utilização sustentável dos recursos naturais”.

O festival “é uma plataforma para divulgar a riqueza dos recursos silvestres locais, com um enfoque especial no cogumelo Amanita Ponderosa – Silarca, uma espécie única que dá nome ao evento desde a sua criação em 2014” sublinha a presidente da Junta Lucília Simão.

A programação da 11ª edição promete ser muito vasta. Além das tradicionais tasquinhas, que oferecerão uma vasta gama de pratos à base de cogumelos, os visitantes poderão participar em showcookings e workshops com chefs e especialistas da área.

O festival incluirá também um passeio micológico guiado, conferências sobre a biodiversidade e a preservação ambiental, palestras sobre a utilização do cogumelo na gastronomia, e um mercadinho de produtos regionais que refletirá o melhor da produção local.

Outro momento de destaque será a tradicional Lota Micológica, onde será possível adquirir as Silarcas certificadas, destacando o trabalho dos “apanhadores” da região, cujas práticas sustentáveis e responsáveis são essenciais para a conservação da espécie.

“Acreditamos que o Silarca Festival do Cogumelo 2025 será um marco importante para a freguesia de Cabeça Gorda e para o Concelho de Beja” realça a organização.

Latest Posts

Não perder