26 C
Castro Verde Municipality
Domingo, Junho 8, 2025

Últimas Noticias

Serviços Públicos: IMT, Segurança Social e SNS lideram queixas no primeiro semestre

No primeiro semestre do ano, o Portal da Queixa recebeu mais de 5.500
reclamações dos portugueses dirigidas aos serviços públicos. 

Os institutos públicos são o principal alvo, ao recolherem 69% das
queixas. O IMT, a Segurança Social, o SNS, o IRN e o IEFP estão no
topo da lista das entidades com mais reclamações. Foram analisados 73
organismos públicos.

Na semana de debate do Estado da Nação, uma análise do Portal da
Queixa revela quais os serviços públicos que receberam o maior número
de reclamações dos portugueses no primeiro semestre do ano. De janeiro e 30 junho de 2022, foram dirigidas 5.585 queixas às entidades públicas. Entre as categorias analisadas, verificou-se que os
Institutos Públicos registaram a maior percentagem de queixas  (69%),
segue-se a Administração Pública (18%) e os Serviços Sociais e de
Previdência (13%).

Os cinco organismos públicos com o maior número de reclamações são: o  Instituto da Mobilidade e dos Transportes  (IMT)  com a maior fatia
 (59%), a Segurança Social  (9%), o Serviço Nacional de Saúde também a
somar 9%, o IRN – Instituto dos Registos e Notariado  (4%)  e o IEFP  (3%).



Principais motivos de reclamação

No IMT, continuam os problemas reportados no começo do ano com as
Cartas de Condução  (troca de título de condução, renovação,
Emissão e envio), a recolherem mais de 60% das reclamações,

Na Segurança Social, cerca de 40% das queixas registadas estão
relacionadas com atraso no pagamento de subsídios e prestações
sociais.

No SNS, o atendimento continua a ser um dos problemas com maior número de reclamações, 42%no total.


O atraso no pagamento de subsídios de desemprego é a queixa que
absorve a maior fatia contra o IEFP, a gerar 19% do total.

Já no IRN, a demora processual representa cerca de 29% das queixas,
sendo que, a demora na renovação do cartão de cidadão e nos pedidos
de nacionalidade são dois exemplos destes casos.

A análise revela ainda que o IEFP é o organismo público que mais
resolve os problemas que lhe são reportados, com 95,2% de Taxa de
Solução e 97,5% de Taxa de Resposta. Na resposta às reclamações
evidencia-se ainda o IMT com 100% de Taxa de Resposta, mas a Taxa de
Solução cifra-se nos 6,3%.

Com baixos indicadores de resolução, está a Segurança Social  (16.8%
de Taxa de Solução e 16% de Taxa de Resposta); o SNS com 14% de Taxa
de Solução e 13.3% Taxa de Resposta e o IRN com 17% de Taxa de
Solução e 15.6% Taxa de Resposta.


Latest Posts

Não perder