Em Serpa tiveram início esta semana os trabalhos arqueológicos no sítio pré-histórico de São Brás 3 (União de Freguesias de Salvador e Santa Maria), no âmbito do projeto de investigação científica “NUCLEUS – Arquitetura e biografia do centro de um recinto de fossos (S. Brás 3, Serpa)”.
O projeto é coordenado pelo Doutor António Carlos Valera, investigador do ICArEHB-Universidade do Algarve e do Núcleo de Investigação Arqueológica da empresa ERA Arqueologia, responsável pela execução dos trabalhos, com financiamento e apoio logístico da Câmara Municipal de Serpa.
“Trabalhos anteriores no local, através de métodos não intrusivos, realizados pela mesma equipa, revelaram a existência de um complexo recinto com diversos fossos escavados na rocha, que definem uma área de mais de uma dezena de hectares” explica a autarquia de Serpa.
Os trabalhos arqueológicos em curso “foram conciliados com a atividade agrícola no local, onde se instalou um olival intensivo, devido à cooperação entre o proprietário com o Município de Serpa e a ex-Direção Regional de Cultura do Alentejo, permitindo que a área central do sítio arqueológico fosse excluída do projeto agrícola” diz a mesma fonte.
O projeto arqueológico agora iniciado irá prolongar-se até 2028.