Nos dias 2 e 3 de junho, o Município de Serpa irá realizar a iniciativa “Vinhos no Castelo”, que terá lugar na alcáçova do Castelo de Serpa e no Largo de Santa Maria.
O evento “contará com a presença dos melhores vinhos produzidos no concelho de Serpa, na região e no país, incluindo os vinhos dos Açores, Madeira e os vinhos históricos de Carcavelos” refere a autarquia de Serpa. Além disso, “produtores de Espanha, das regiões de Almendralejo e Huelva, e da Moldávia estarão presentes para dar a conhecer e permitir a degustação dos seus vinhos”.
O enólogo Luís Morgado Leão será o diretor de enologia desta iniciativa, que “oferecerá uma ampla variedade de atividades, como provas comentadas, harmonizações gastronómicas, showcookings, tertúlias temáticas e espetáculos musicais” detalha o município,
No dia 2 de junho, sexta-feira, a abertura do evento ocorrerá às 18h com a atuação do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa. Ao longo do dia, haverá uma masterclass sobre “Os vinhos da Madeira”, um showcooking com o Chef José Júlio Vintém, provas de vinhos de colheitas tardias com queijadinhas de Serpa, entre outras atividades. No Largo de St. Maria, a partir das 22h, haverá espetáculos com as bandas Rumo ao Sul e Virgem Suta.
No dia 3 de junho, sábado, as atividades iniciarão às 17h com as Wine Talks sobre o “Vinho como embaixador do território”. Estará também disponível uma exposição relacionada ao tema. Serão realizadas provas de Cavas e Presuntos de Almendralejo, harmonizações de vinhos e queijos de Serpa, workshops de Vinhos da Talha, entre outros. No Largo de St. Maria, a partir das 22h, o público poderá desfrutar dos concertos das bandas Os Improvisados e Ojos Gitanos.
Os “Vinhos no Castelo” proporcionarão uma experiência enogastronómica única, promovendo os vinhos locais e regionais e destacando Serpa como um destino de referência para os amantes do vinho.