A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária avançou na sua página oficial, a deteção de ovelhas com língua azul, em Serpa, o que levou as autoridades a determinar restrições à pecuária no Sul.
Em virtude da deteção de resultados positivos ao serotipo 4 no concelho de Serpa da área da região do Alentejo, é definida a região do Alentejo como área adicional de restrição para o serotipo 4, adicionalmente à área geográfica sujeita a restrições por serotipo 1 e por serotipo 4 do vírus da língua azul, que abrange a região do Algarve.
De acordo com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária passa a ser obrigatória a vacinação de ovinos adultos e jovens para reprodução no Algarve e nos concelhos alentejanos de Alvito, Aljustrel, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Évora, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Mourão, Portel, Reguengos de Monsaraz, Serpa, Viana do Alentejo e Vidigueira.
A língua azul ou febre catarral ovina é uma doença epizoótica de etiologia viral que afeta os ruminantes, com transmissão vetorial, incluída na lista de doenças de declaração obrigatória nacional e europeia e na lista da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
A doença língua azul não é transmissível ao Homem.