9.7 C
Castro Verde Municipality
Quinta-feira, Maio 23, 2024

Últimas Noticias

Serpa assinala 7.º aniversário da reabertura do Museu Municipal de Arqueologia na próxima sexta-feira

O Município de Serpa assinala o 7.º aniversário da reabertura do Museu Municipal de Arqueologia, no dia 24 de março, com uma sessão sobre o espólio da Idade do Bronze da Herdade de Belmeque (União das Freguesias de Vila Nova de São Bento e Vale de Vargo).

Pelas 18.00h, na Sala Polivalente do Castelo de Serpa, terá lugar uma conferência intitulada “A sepultura da Idade do Bronze de Belmeque – história, “estórias” e rituais funerários”, pelo arqueólogo António Monge Soares.

Às 19.00h segue-se a apresentação da coleção, no Museu Municipal de Arqueologia, com a presença de Manuel Soares Monge, proprietário dos bens agora cedidos ao Município de Serpa, com vista à sua exposição e divulgação.

“A sepultura de Belmeque foi descoberta nos anos 60 do século passado e alvo de várias publicações científicas desde os anos 70. Possuía dois indivíduos enterrados, sem os respetivos crânios, acompanhados de um riquíssimo espólio: um vaso decorado com caraterísticas únicas, e diversos artefactos metálicos, como uma faca com rebites em ouro, dois punhais com rebites de prata e várias tachas em prata. É considerado por diversos investigadores como um dos conjuntos mais excecionais da Idade do Bronze do Sudoeste (cerca de 1500 a.C.)”, frisa a autarquia.

O espólio pertencente a Manuel Soares Monge foi cedido temporariamente ao Município de Serpa, por um período de 10 anos, através de um protocolo firmado a 23 de setembro de 2022.

Latest Posts

Não perder