17.8 C
Castro Verde Municipality
Sexta-feira, Setembro 13, 2024

Últimas Noticias

Empresas estrangeiras dominam corrida à compra da Somincor

Canadianos da Lundin já escolheram os candidatos para a apresentação de propostas firmes pela Somincor, que explora a mina de Neves-Corvo, no Alentejo. Negócio pode chegar aos mil milhões.

Os canadianos da LundinMining, revelo o ECO, já selecionaram a shortlistde candidatos para apresentarem propostas vinculativas pela Somincor,empresa que tem a exploração da mina de Neves-Corvo. O processo está a ser conduzido diretamente a partir de Toronto e Vancouver, pelo Banque de Montréal (BMO) e uma equipa da Lundin Mining, em absoluto secretismo, mas já se sabe que os concorrentes estrangeiros dominam a passagem à segunda fase de negociação — a portuguesa Almina apresentou proposta, mas não foi possível apurar se terá passado — para uma operação que poderá valer mil milhões de euros.

A fase de entrega de ofertas ‘non-binding’ decorreu nas últimas semanas e terá atraído cerca de duas dezenas de interessados, com as propostas não vinculativas que, segundo fontes de mercado, poderão ter chegado aos mil milhões de euros (equity) revela o ECO.

Mas as mesmas fontes assinalam que, regra geral, as propostas vinculativas deverão ser de valor inferior. Agora vai arrancar o processo de due diligence, não apenas financeiro, mas também operacional. E uma das questões-chave é mesmo saber o período útil de vida de Neves-Corvo para a extração de cobre e zinco.

Contactada pelo ECO, a Somincor – que já confirmou que está no mercado, após a notícia divulgada em primeira mão pelo ECO — apenas diz que “não irá nesta fase pronunciar-se sobre o processo em curso”.

Na semana passada, a Lundin anunciou um acordo de parceria com a gigante BHP para avançar para a compra da Filo por cerca de três mil milhões de dólares, estando prevista a criação de uma joint venture para explorar os projetos de cobre na Argentina.

Latest Posts

Não perder