Santo Aleixo da Restauração, no concelho de Moura, volta a receber as tradicionais comemorações do 1.º de Dezembro, dia em que se assinala a Restauração da Independência de Portugal, face a Espanha, em 1640.
A autarquia de Moura recorda que “o povo de Santo Aleixo teve um papel crucial durante as batalhas contra os espanhóis, a sua coragem está homenageada no monumento situado na Praça da Restauração, naquela freguesia do concelho de Moura, bem como no Monumento aos Restauradores, em Lisboa”.
A Praça da Restauração será o local onde decorrerá a celebração, que tem início marcado para as 10:30, com a receção à Banda da Sociedade Filarmónica União Musical Amarelejense. Segue-se às 10:45 o Içar da Bandeira, às 11:00 discursa Francisco Candeias, Presidente da União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração, Marisa Bacalhau, Historiadora, e Álvaro Azedo, Presidente da Câmara Municipal de Moura. Às 12:00 terá lugar o habitual convívio popular.
As comemorações do 1.ºde Dezembro são promovidas pela Câmara Municipal de Moura e pela União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração, “pretendendo assinalar a heroicidade dos santoaleixenses nas batalhas contra os espanhóis”, conclui a autarquia.